A Abegás emitiu uma nota considerando positiva a decisão do governo federal de manter a desoneração das alíquotas de PIS e Cofins incidentes sobre as operações com o GNV) O anúncio foi feito na terça (28) em coletiva de imprensa com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
A entidade destaca a importância social, ambiental e econômica do GNV para o país, já que o energético é o combustível preferido de taxistas e motoristas de aplicativos, por apresentar maior rendimento.
“Do ponto de vista ambiental, a medida do governo mostra coerência com os compromissos de redução de emissões ratificados perante a comunidade internacional. O gás natural cabe ressaltar, representa uma ponte para um futuro com crescente uso de gás renovável ao permitir que a mesma infraestrutura de gás canalizado possa ser utilizada para a distribuição de biometano (resultado do processamento do biogás), com iniciativas já bem sucedidas no Brasil”, diz a nota.
A desoneração dos impostos federais terminou ontem. Ela tinha sido prorrogada no primeiro dia de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PR) para gasolina e etanol, além de gás natural veicular (GNV). A suspensão já ocorria no governo anterior, desde março de 2022, e terminaria inicialmente em 31 de dezembro do mesmo ano.
A tributação sobre diesel, biodiesel e gás de cozinha permanecerá zerada até o fim do ano. Já o querosene de aviação e o GNV terão a desoneração prorrogada por mais quatro meses.
Fonte: Valor Online
Related Posts
GNV encerra o semestre em queda no Sudeste, aponta IPTL
O mais recente Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, apontou que, em junho, o preço médio do gás natural...
Transportadoras tentam frear distribuidoras enquanto ANP debate regulação de gasodutos
As transportadoras de gás natural tentam pôr um freio em alguns novos projetos de expansão das distribuidoras, enquanto a ANP discute a regulamentação para classificação de gasodutos – em consulta pública...