As relações políticas de Efrain Cruz, que é considerado próximo de parlamentares do chamado Centrão, e atuações polêmicas quando esteve na Aneel fizeram com que sua indicação para a Secretaria Executiva (MME fosse mal-recebida por analistas de mercado e agentes do setor elétrico.
Além da desconfiança em relação à proximidade de Efrain com personalidades da política, a decisão monocrática dele flexibilizando procedimentos do Processo Competitivo Simplificado (PCS) em favor da Âmbar Energia, braço do Grupo J&F, também levantou questionamentos sobre sua indicação, confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Essa decisão adotada às vésperas de deixar a diretoria da agência, no final do ano passado, provocou incômodo dentro e fora da agência. Agora, agentes temem que esse comportamento se repita como formulador de políticas no MME. “O mercado está na expectativa do que vai acontecer porque sabe o que ele foi no regulador, e o vê agora como formulador de políticas num momento um pouco conturbado da política brasileira”, comenta o diretor de uma associação que aceitou falar sem ter o nome revelado.
Por outro lado, o analista da Ativa Investimentos, Ilan Arbetman, acredita que o indicado tem conhecimento do setor elétrico e, tirando a questão política, ele teria total competência para o cargo. “Existe, sim, um peso do fator político, não é um nome 100% técnico – que foi só escolhido por causa disso -, mas ao mesmo tempo é 100% técnico: ele conhece os pormenores do setor, tem porque ocupar a cadeira, e não vai cair de helicóptero”.
Fonte: Broadcast / Ag.Estado
Related Posts
Ministério de Minas e Energia volta a patrocinar discussão sobre gas release
O MME vai promover, no próximo dia 18 de março, um evento em Brasília para discutir práticas de gas release no mundo. A pasta foi uma das apoiadoras da criação de um programa de desconcentração do mercado...
Integração do biometano é destaque em workshop do MME
A busca por soluções para a integração do biometano à matriz energética brasileira foi o foco do workshop promovido na terça-feira (26) pelo MME. A CEO da MSGÁS, Cristiane Schmidt, participou do evento em...