Gás Verde, do Grupo Urca Energia, anunciou a compra da empresa portuguesa ENC Energy (da GEF Capital) e vai incorporar ao seu portfólio oito térmicas a biogás. A operação é da ordem de R$ 600 milhões, incluindo os investimentos.
O plano da companhia é converter as usinas de geração de energia em plantas de produção de biometano – de olho na demanda industrial e de veículos pesados.
A empresa espera atingir uma produção de 470 mil m³/dia de biometano em 2025 e 580 mil m³/dia em 2026 – incluindo os atuais ativos da carteira da Gás Verde, em Seropédica, São Gonçalo e Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Atualmente, produz 130 mil m³/dia no aterro de Seropédica.
Com a aquisição da ENC Energy, a Gás Verde passará a atuar também em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Maranhão.
Biometano para clientes industriais e transporte
A maior parte dos ativos está perto da malha de gasodutos. O CEO da Gás Verde, Marcel Jorand, destaca que a empresa trabalhará com soluções logísticas diferentes, como gás natural comprimido (GNC), conexão à rede de distribuição e injeção na malha de transporte.
A comercialização do biometano será focada em clientes industriais e para o setor de transporte. “A solução do biometano é muito relevante num país que já tem matriz elétrica limpa. É um produto que traz uma solução de redução da pegada de carbono para a indústria. É uma solução menos ofertada no mercado que a energia elétrica limpa”, disse.
A companhia já tem clientes como a siderúrgica Ternium e a fabricante de bebidas Ambev, além de 40 postos de GNV no Rio de Janeiro.
A partir de 2024, a Gás Verde também espera começar a fornecer o biometano para empresas de logística e instalar dois pontos de carga rápida para grandes frotas.
A Gás Verde bancou a compra em parte com capital próprio e parte com financiamento. A companhia busca também um sócio investidor, para aquisição de uma fatia minoritária na empresa, para ajudar a financiar o plano de investimentos.
Fonte: Epbr
Related Posts
Algás marca presença no maior evento empresarial de biogás do Sul do Brasil
Entre os dias 8 e 10 de abril, a cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, foi palco do maior evento empresarial de biogás do Sul do Brasil. O evento reuniu mais de 700 participantes, entre especialistas,...
Usinas de biogás na Paraíba vão fornecer energia para geração distribuída
Duas usinas de biogás vão transformar resíduos sólidos urbanos de aterros sanitários em energia elétrica em Campina Grande e Guarabira (PB) para comercialização no modelo de geração distribuída (GD). O...