O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 1,7% em junho na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 63.418 MW médios. Segundo a CCEE o aumento reflete as temperaturas mais quentes registradas em boa parte do país e o bom desempenho de setores como a extração de minerais metálicos, o comércio e o ramo alimentício. Os dados são do boletim InfoMercado Quinzenal. No mercado livre houve alta de 1,5% no consumo. Já no ambiente regulado o crescimento foi maior, de 1,8%. Entre os 15 setores da economia que contam com unidades no segmento livre, sete registraram consumo maior na comparação com 2022. Destaque para extração de minerais metálicos que cresceu 10,8%, comércio com 6% e alimentos com 4,8%. Na outra ponta, têxteis recuou em 4,6% e veículos em 4,4%, sendo estas as maiores quedas.
Na avaliação regional, as maiores altas ficaram concentradas nas regiões Nordeste e Norte, influenciadas por avanços no mercado livre e por temperaturas acima da média registradas no mesmo período do ano passado, cenário que aumenta o uso de equipamentos de refrigeração, como o ar-condicionado. Destaque para o Maranhão onde o consumo disparou 41,7%, no Amazonas em 12,3% e Acre em 11,6%. No mapa abaixo estão os índices verificados em todo o SIN.
Fonte: Canal Energia
Related Posts
EPE registra consumo residencial recorde no primeiro trimestre
A EPE registrou, no primeiro trimestre deste ano, um recorde no consumo residencial para o período, com um crescimento de 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, o consumo...
Leilão de energia abre disputa bilionária, pressiona governo Lula e pode encarecer conta de luz
Um leilão realizado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para contratar energia de usinas térmicas e hidrelétricas por 15 anos abriu uma disputa bilionária entre gigantes do setor...

