O programa Gás para Empregar, do Ministério de Minas e Energia, pretende gerar 342 mil empregos diretos, de acordo o governo federal. A iniciativa, que pretende melhorar o aproveitamento do gás natural produzido no Brasil, terá investimentos de empresas particulares que podem chegar a R$ 94,6 bilhões.
O projeto ainda não tem data de lançamento e pode ser apresentado por medida provisória ou projeto de lei. “Desde que seja uma iniciativa do Executivo, a várias mãos, como tem sido, com diálogo permanente, porque é um assunto extremamente transversal”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
A iniciativa Gás para Empregar pretende aumentar a competitividade do setor de gás natural, com investimentos privados, além de incentivar a industrialização por meio do gás produzido no Brasil. A expectativa do governo é de que o incentivo à produção nacional crie empregos e renda.
A proposta prevê investimentos em unidades de fertilizantes nitrogenados, produtos petroquímicos, no processamento de gás e em rotas de escoamento e gasodutos de transportes. O objetivo é reduzir a dependência brasileira de insumos estrangeiros e impulsionar as cadeias produtivas nacionais, como a do agronegócio.
De acordo com o MME, os demais propósitos do projeto incluem o aumento da oferta de gás natural da União no mercado doméstico e o incremento do retorno social e econômico da produção nacional do insumo.
Fonte: R7
Related Posts
El Niño pode aumentar venda de gás da Argentina para o Brasil
As vendas de gás natural da Argentina ao Brasil poderiam aumentar durante a primavera do Hemisfério Sul devido ao fenômeno climático El Niño, afirmou à Reuters um representante da OLACDE (Organização...
Caminhões a gás avançam no Brasil, mas ainda representam 0,1% da frota pesada
Os caminhões movidos a gás vêm ganhando espaço no transporte rodoviário de cargas brasileiro, impulsionados pela busca por alternativas ao diesel e por metas de descarbonização adotadas por empresas e...

