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Compass terá novo segmento de distribuição de GNL e vê potencial de crescimento para Commit

No Cosan Day, nesta terça (12), o CEO da Compass, Nelson Gomes, destacou que a empresa terá um novo segmento ainda neste ano, de “marketing & services”. A nova divisão terá seu primeiro terminal no Porto de Santos, a ser finalizado ainda em 2023.

O objetivo da nova divisão é entregar gás natural liquefeito (GNL) também para clientes que não estejam conectados ao grid da Compass, com fornecimento via caminhões. Segundo Gomes, a empresa deve conseguir operar nesse segmento, que batizou de GNL B2B, a partir de 2025.

A nova divisão também vai cuidar da comercialização de biometano, que deverá ser oferecido aos clientes misturado ao gás natural, como uma ferramenta de descarbonização.

O biometano virá de um aterro em Paulínia (SP) da Orizon, empresa com a qual a Compass fechou parceria em agosto.

Na Comgás, Gomes destacou que a empresa tem feito mais de 160 mil novas conexões à rede de gás ao ano, e está investindo na leitura do consumo dos clientes Leia também: J.P. Morgan vê Nubank como banco principal de 27% dos clientes e eleva recomendação para ‘compra’ Rumo foca em crescimento de malha em Goiás e no Mato Grosso — hoje, há 190 mil consumidores com a fatura conectada remotamente à empresa, dos quais 113 mil foram conectados no último ano.

Atualmente, a penetração residencial da Comgás está em 24%, ante 13% em 2012, quando a Cosan adquiriu o negócio. Citando o exemplo da Colômbia, que tem cerca de metade dos clientes conectados à rede, Gomes afirmou que é possível dobrar o tamanho da Comgás.

A Commit, que surgiu a partir do controle da Gaspetro pela Compass, também está em fase de crescimento, e deve seguir o caminho traçado pela Comgás na última década. “A melhor distribuidora da Commit ainda é um pouco pior do que era Comgás em 2022, então ainda temos muito para crescer”, disse Gomes.

Ele destacou a conexão de Gramado e Canela à rede, concluída neste inverno.

No segmento de distribuição, que abrange Comgás e Commit, a intenção da Compass é focar na região Centro-Sul do país e “eventualmente exercer o direito de preferência quando e se houver privatização de distribuidoras” na área, segundo Gomes.

A empresa deve concluir a venda de cinco distribuidoras no Nordeste, que vieram com o controle da Gaspetro.

A Compass realizou investimento de R$ 9 bilhões nos últimos quatro anos, sendo R$ 4 bilhões em novos negócios

 

Fonte: Valor Online

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