Durante todo o mês de outubro, a Sulgás irá realizar treinamentos gratuitos a servidores e equipes terceirizadas do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (Dmae). As duas primeiras turmas, que somam cerca de 100 pessoas, já passaram pelo curso nos dias 4 e 5 de outubro. Só neste ano, a Sulgás já treinou 789 pessoas, entre servidores municipais e funcionários de construtoras. Os cursos foram ministrados em 10 cidades gaúchas onde há rede de gás natural.
O objetivo é estabelecer uma parceria com órgãos que também possuem redes subterrâneas e com construtoras para intensificar os cuidados com a segurança e prevenção de acidentes. Nas palestras, que acontecem em um turno, os especialistas da Sulgás dão uma aula sobre como funciona a rede da companhia, tipos de materiais dos dutos – que podem ser em aço, polietileno de alta densidade (PEAD) e poliamida – e qual a melhor forma para prevenir problemas, como vazamentos durante obras e manutenções realizadas com retroescavadeiras.
A exposição, que conta com fotos, vídeos e reportagens educativas, também aborda os riscos em caso de escavações sem a consulta e acompanhamento da equipe técnica da Sulgás.
“As redes de gás natural e as redes de água e esgoto ocupam espaços subterrâneos bem próximos e a parceria entre os órgãos que fazem a implantação e manutenção de toda essa infraestrutura é fundamental. A segurança está em primeiro lugar na Sulgás. Apesar de termos índices bem baixos de incidentes na rede de gás natural por escavação de terceiros, queremos ampliar o conhecimento em relação aos gasodutos e sobre as práticas seguras a serem adotadas em caso de escavações. Contribuindo, desta forma, para a segurança, conforto e continuidade de fornecimento de gás natural a toda comunidade”, afirma Charles de Souza Netto, diretor de Operações da Sulgás.
A Sulgás conta com 1.480 quilômetros de rede no Rio Grande do Sul. A maior parte, cerca de 700 quilômetros, está concentrada em Porto Alegre. O gasoduto é controlado em tempo real em uma sala de monitoramento da companhia. Qualquer alteração no fornecimento de gás, imediatamente o sistema emite alertas para o deslocamento das equipes.
Fonte: Sulgás / Comunicação