Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Gasmig: Veículos pesados movidos a GNV aquecem o mercado

Os veículos pesados movidos a Gás Natural Veicular (GNV) aquecem o mercado interno brasileiro e reforçam a preocupação das empresas com sustentabilidade. Assim, a Scania anunciou a venda de 180 caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL). A empresa considera o negócio como de grande relevância para o uso do GNL como combustível para o transporte rodoviário de longas distâncias no País. Sobretudo, o uso do GNL no lugar do diesel prevê uma redução de até 20% nas emissões de CO2 dos caminhões.

Alternativa barata

O caminhão a gás natural se destaca por ser uma opção mais barata no que diz respeito ao consumo de combustível. Há uma redução de até 15% quando se compara o GNV ao diesel e a combustíveis semelhantes. A economia e a redução na poluição ambiental que o caminhão movido a gás oferece são diferenciais considerados quando se cogita a possibilidade de substituir o diesel. No Brasil, existem modelos movidos a GNV, a biometano e a GNL. Vantagens de veículos pesados movidos a GNV

Vantagens de veículos pesados movidos a GNV

Além de diminuir a poluição e outros impactos ambientais, apresenta maior eficiência no consumo. De acordo com a Abegás, o gás veicular proporciona economia de 43% a 58% quando comparado à gasolina e 44% a 60% em relação ao etanol. Além disso, peças e componentes que entram em contato com o gás acumulam menos impurezas, diminuindo o desgaste do motor e o risco de estragá-lo. Como resultado, caminhões que funcionam a GNV podem ser até 20% menos ruidosos que aqueles a combustão.

Queda do preço do GNV em MG

A Gasmig anunciou que o preço do GNV (Gás Natural Veicular) sofreu redução de -1,06%. Sendo assim, a partir do dia 1º de fevereiro, o preço do combustível passa a ser R$ 2,9186/m³. No acumulado dos últimos 12 meses, o preço do GNV apresenta queda de 5,17%. Além do setor automotivo, o Gás Natural Comprimido (GNC) e o liquefeito (GNL) também tiveram reajuste para baixo. Apesar do percentual de o valor ter reduzido apenas 0,18%, o valor acumulado de um ano é de redução de -13,77%.

Expansão dos corredores de GNV

De acordo com a companhia, está prevista a construção de dois ramais para atendimento a dois novos Postos GNV. O primeiro seria em Belo Horizonte (Região de Venda Nova) e outro na região de Sabará (BR 381). Ainda em 2024, está prevista a expansão dos corredores de GNV, com o início da operação do Posto Graal Perdões, no Corredor Fernão Dias. Decerto, ele vai contar com uma infraestrutura completa para o abastecimento de caminhões e ônibus 100% movidos a GNV/Biometano e/ou Diesel/GNV. Também está previsto o início das obras de mais um novo Posto de GNV, com foco em veículos pesados, na cidade de Muriaé (BR 116), na Zona da Mata mineira.

Fonte: Gasmig / Comunicação

Related Posts