Durante o primeiro dia da Conferência Amazonas: Óleo, Gás e Energia, o Diretor-Presidente da Cigás, Heraldo Câmara, revelou que a companhia deve lançar em breve o projeto “Corredor Azul”, que visa interiorizar o uso do gás natural nos municípios do Amazonas.
Segundo Câmara, a proposta é vista como uma oportunidade para o setor, com lançamento previsto ainda para este ano ou 2025. “Nós queremos credenciar postos de Gás Natural Veicular (GNV) a fim de que os motoristas possam – porque hoje eles não têm essa autonomia – ir e vir dos municípios do interior, sem ter a necessidade limitada apenas pela autonomia do próprio consumo do GNV”, afirmou.
De acordo com Heraldo, a proposta, que ainda está em fase de captação de parceiros, quer disponibilizar inicialmente uma rede de distribuição de GNV nos municípios que compõem a região metropolitana de Manaus.
Segundo o gerente de comercialização e Marketing da Cigás, João Carlos Salomão, a maioria dos detalhes serão apresentados ao público participante do evento durante a exposição em um painel sobre oportunidades do setor, moderada por ele.
“Esse incentivo visa interiorizar a utilização do gás natural no estado, ele faz parte de um projeto denominado Corredor Azul e o que ele propõe é criar postos fora de Manaus. Porque a gente só pode se deslocar até certo ponto com a autonomia do veículo e precisa retornar à capital para reabastecer. Quando a gente começar a disponibilizar postos nas cidades vizinhas, será possível percorrer caminhos mais longos, o que vai viabilizar economicamente e vai permitir que as pessoas do interior também tenham veículos movidos a GNV”, explicou.
Fonte: A Crítica (AM)