Durante a conferência de negócios “Amazonas Óleo, Energia e Gás”, a Cigás participou ativamente dos debates técnicos, contribuindo dessa forma para um ambiente de compartilhamento de informações e experiências. O evento ocorreu nos dias 07 e 08 de março, sendo promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e gás (SEMIG), com o apoio do Sebrae.
A Cigás marcou presença na mesa-redonda “Liderança Feminina” e no painel “Transporte&Distribuição de Gás Natural no Amazonas”, sendo representada pela gerente de Mercado, Regulação e Tarifa, Raquel Caldas, nas duas ocasiões. A mesa-redonda sobre liderança feminina já entrou para a história do mercado de gás natural e energia do Amazonas. Isso porque compreendeu a primeira programação especial voltada para a discussão em torno do papel feminino neste mercado no estado.
Ao lado de outras mulheres, a gerente de Mercado fez uma bela exposição sobre a sua história, destacando as referências femininas que marcaram a sua jornada de vida, entre as quais, sua avó, Dilce Ramos, e sua mãe, Dilcineia Caldas. Ela destacou ainda sua trajetória profissional, ressaltando a atuação na Cigás, marcada por conquistas.
Raquel Caldas também falou sobre a evolução da força de trabalho feminina na Companhia de Gás do Amazonas e revelou que, em 2024, a concessionária escreveu novo capítulo de sua história ao atingir 51% de colaboradoras em seu quadro funcional – sendo 16% em cargo de liderança – dado que torna a Cigás uma empresa estatal diferenciada no mercado.
No painel, ela abordou sobre o panorama do serviço de distribuição de gás natural no Amazonas, desde a origem, passando pela disponibilidade do combustível no estado, que possui a maior reserva em terra firme do País.
A gerente de Mercado da Cigás expôs ainda para a plateia os avanços alcançados quanto a investimentos, rede de extensão, segmentos atendidos, demanda de volume, unidades consumidoras contratadas pela Companhia e competitividade do gás natural do Amazonas no cenário nacional. “Sem dúvida, o evento foi uma oportunidade ímpar para apresentar à sociedade o papel fundamental da distribuição, bem como demonstrar os avanços já realizados e as perspectivas para o futuro”, destacou Raquel Caldas.
Tecnologia e Inovação – O outro painel que contou com representação da Cigás foi o de “Tecnologia & Inovação nos Segmentos Óleo, Gás e Energia”. Na ocasião, os painelistas pela Companhia foram o gerente de Operações, Ricardo Ciraulo, e o gerente de Tecnologia da Informação, Marcelo Alencar.
Na oportunidade, o gerente de Operações apresentou ao público presente as inovações no âmbito da segurança da rede de distribuição de gás natural (RDGN): o adesivo de sinalização, sinalização horizontal feita de elastoplástico e fotoluminescente de rápida aplicação e menor custo, e o tachão inteligente – tecnologia de utilização do código QR aplicada à integridade de ativos por meio do qual é possível o acesso rápido e seguro aos desenhos de “as-built” da RDGN.
Ele também apresentou os mais novos sistemas implantados no Centro de Controle Operacional (CCO) da Companhia. O primeiro deles foi o Ifix (Scada), cuja função é realizar o monitoramento em tempo real das variáveis de processo. O Historian é outro e compreende um sistema historiador para armazenamento permanente das variáveis de processo de monitoramento e por último, o ARCGIS, por meio do qual é possível realizar a análise geoespacial avançada e a visualização integral da RDGN com detalhamento, e o HFEX, software projetado para gerenciar e planejar as operações de manutenção dos ativos físicos da Companhia.
Aplicativos são destaques – No mesmo painel, o gerente de TI da Companhia, levou para os presentes as novidades em termos de aplicativos (app) desenvolvidos por especialistas da própria Companhia com o intuito de contribuir para o avanço do serviço prestado à população. O primeiro deles é o aplicativo de medição, desenvolvido para realização da coleta local do consumo de usuários, cujos dados são enviados ao software de faturamento da Companhia. Ainda no âmbito do consumo, a cigas conta com aplicativo de gerenciamento de consumo, que tornou mais eficiente a gestão dos dados de consumo dos clientes.
Marcelo Alencar apresentou ainda o apps de análise preditiva, que serve para avaliação da pressão do combustível; o de tabela tarifária, o qual tem por finalidade o cálculo de taxas para agilização de processo, com precisão e confiabilidade de dados; e o de vistoria automatizada de veículos da Companhia, que torna mais ágil este processo, proporcionando maior segurança aos condutores. Para finalizar, ele abordou ainda sobre o aplicativo de prospecção de clientes, desenvolvido para subsidiar ações da área comercial, fundamentado na geolocalização estratégica de potenciais usuários e que está contribuindo para impulsionar a expansão da base de unidades consumidoras de gás natural tanto na capital quanto no interior do estado. Para Ricardo Ciraulo, a participação da Cigás no painel foi positiva, pois buscou retratar inovações já aplicadas pela empresa em seus diversos setores, que proporcionaram otimização de operações e contribuíram para o aumento da segurança da rede, inovações que resultaram em ganhos de eficiência e sustentabilidade.
O gestor da área de TI ratifica a experiência enriquecedora, ressaltando a oportunidade de compartilhar com os demais participantes as iniciativas da Cigás na área de tecnologia e inovação, bem como conhecer as melhores práticas e tendências do setor de óleo e gás. “Além disso, foi uma ótima ocasião para desenvolver networking com empresas e profissionais de diferentes segmentos, descobrindo novas oportunidades de inovar e melhorar nossos processos dentro da Companhia”, concluiu.
Políticas de incentivo – O gerente de Comercialização e Marketing da Cigás, João Carlos Salomão, abordou sobre as políticas de incentivo implementadas pela Companhia em benefício de diferentes segmentos no primeiro dia de evento. No segmento industrial, a Companhia conta com a política de fomento voltada a indústrias especializadas na produção de asfalto.
Em se tratando do veicular, foi apresentada a política “GNV no Interior”, que visa fomentar a expansão da interiorização do uso do gás natural veicular em outros municípios, além da capital, e ainda, a campanha “Faça Conta. Use GNV!” de incentivo ao aumento da frota de veículos a gás natural veicular (GNV) por meio da concessão de benefícios por conversão de carros.
A política de incentivo “New housing”, que visa proporcionar a construção de empreendimentos residenciais verticais já com infraestrutura preparada para o uso de gás natural, foi outra ação apresentada, voltada ao segmento residencial. Também beneficiando o segmento residencial e adicionalmente, o comercial, o gestor tratou sobre a iniciativa de disponibilizar o serviço de conversão de equipamentos. Na opinião do gestor, “a Cigás contribuiu de forma significativa com o sucesso do evento e por meio das apresentações dos painelistas, mostrou evidências de suas contribuições com vistas ao desenvolvimento do estado do Amazonas”.
Fonte: Cigás / Comunicação