Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Gasmig: Gás natural é opção de segurança e sustentabilidade

O Gás natural é uma opção de combustível que traz muita segurança e sustentabilidade, além de apresentar muitas possibilidades de utilização. Cooktop, forno, aquecimento de água, secadoras de roupas, sistemas de climatização, aquecimento de piscinas, distribuição de água quente. Além do uso residencial, é possível utilizá-lo como combustível para indústrias de todos os portes, e também no comércio e em automóveis. Ademais, é uma opção mais sustentável e mais prático, ele também é mais seguro.

Segurança e Sustentabilidade

São muitos os benefícios do Gás Natural Canalizado. Com toda a certeza, o gás natural é uma das opções de energia mais limpas, por apresentar uma baixa emissão de poluentes, quando comparado a outros combustíveis fósseis.

Ele libera menos dióxido de carbono (CO2), sendo uma ótima alternativa para a diminuição das emissões de gases que intensificam o efeito estufa.

Características do gás natural

O gás natural é mais leve que o ar, então, em caso de vazamentos, se dissipa rapidamente na atmosfera. Para facilitar a identificação de vazamentos, o gás natural é odorizado artificialmente. Dessa forma, seu cheiro é semelhante ao gás de cozinha. Por ter essas características, o gás natural é mais seguro que o GLP (gás de botijão), que, por ser mais pesado que o ar, acumula-se no solo, facilitando a ocorrência de acidentes. Mas como eu devo agir caso eu identifique o vazamento?

Dicas em casos de vazamentos

Se perceber o vazamento de gás natural canalizado em sua residência, temos cinco dicas fundamentais: abra as portas e janelas para ventilar o local; evite acionar interruptores ou equipamentos elétricos; afaste qualquer fonte de ignição das proximidades; procure identificar a válvula de bloqueio mais próxima para suspender o fornecimento do gás para o ponto de vazamento. Ela pode estar localizada próximo ao aparelho de gás, ao medidor ou ao longo da tubulação; afaste-se do local para não inalar o gás. Avise imediatamente a GASMIG, o Corpo de Bombeiros ou outras autoridades pelos telefones – Gasmig (Plantão 24h) – 117, Corpo de Bombeiros – 193, Defesa Civil – 199, e Polícia Militar – 190.

Fonte: Gasmig / Comunicação

Related Posts