Com o objetivo de facilitar e agilizar a vida dos paranaenses, a Compagas lança nesta semana o GNV GO, um aplicativo que, de forma rápida, calcula a competitividade entre os combustíveis na hora de abastecer. O GNV GO, disponível para smartphones Android, na loja Google Play, também permite encontrar postos que abastecem o GNV, oficinas convertedoras e inspeções veiculares, tudo a partir da localização do usuário.
Para Fábio Eduardo Morgado, diretor técnico-comercial da Compagas, o aplicativo tem o objetivo de facilitar a vida do usuário. “Reunimos diversas funcionalidades em um único aplicativo, que vão trazer agilidade e informação na hora de abastecer o veículo. Ele foi estruturado para atender todos os usuários do GNV, seja de veículos leves, para aqueles que rodam diariamente pelas cidades, como frotistas, taxistas e de motoristas de aplicativo, quanto para os usuários de gás nos caminhões e ônibus que rodam pelas nossas estradas”, diz.
Mais economia com o GNV
Com os atuais preços dos combustíveis líquidos, etanol e gasolina, nos postos do Paraná, o GNV se destaca com uma economia de até 40% para os motoristas. “O cálculo pode ser comprovado diretamente no novo aplicativo GNV GO na hora de abastecer. Basta inserir o preço dos combustíveis encontrado no posto e pronto, o cálculo é apresentado na hora, já com a indicação da melhor opção para o abastecimento”, destaca Morgado.
A maior economia no uso do GNV é proporcionada ao usuário não só pelo preço de abastecimento, mas principalmente, pela maior capacidade média de rodagem. Com o GNV é possível percorrer 14 quilômetros (km) por m³, já com o etanol essa distância é de cerca de 7 km por litro e com a gasolina, o motorista faz, em média, 10 km por litro. Importante destacar, que os motoristas paranaenses que possuem o kit GNV instalado e a documentação em dia têm um desconto de 70% no IPVA, pagando alíquota de 1% sobre o valor do veículo, enquanto para os demais é de 3,5%.
Outras vantagens No quesito ambiental, ainda que o GNV tenha origem fóssil, ele emite menos poluentes do que os combustíveis líquidos, especialmente por ter uma queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (o gás que mais contribui para o efeito estufa no planeta). Comparado à gasolina, por exemplo, com o uso do GNV a emissão chega a ser até 30% menor. Também é de fácil dispersão na atmosfera, o que reduz os riscos de acidentes e vazamentos.
O Paraná conta com postos de GNV nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Campo Lar
go, Ponta Grossa, Colombo e Pinhais. Há um posto em Londrina que também conta com o abastecimento de gás natural para veículos.
Fonte: Compagas / Comunicação