Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Tarifas de gás natural são reduzidas em junho no estado do RJ

GNV tem queda de 5%.

A Naturgy informa que as tarifas de gás natural estão reduzidas desde 1º de junho. Os clientes industriais e os de GNV são os mais beneficiados, com impacto estimado de cerca de 5%. A medida é decorrente da redução no custo de aquisição do gás natural fornecido pela Petrobras, anunciada com a nova política de preços. De acordo com as novas regras, há uma redução do valor da molécula de gás que ultrapassar 60% da quantidade contratada até o limite de 105% da mesma.

Com essa negociação entre Petrobras e Naturgy, o Rio de Janeiro será o primeiro estado brasileiro a ser beneficiado. Para ter validade, o termo aditivo de contrato precisava ter a aprovação da Agenersa – Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro. Por entender a importância dessa redução para a população, a agência homologou em caráter de urgência no último dia (29/05) para entrar em vigor já a partir de 1 de junho.

Para os clientes localizados na Região Metropolitana do Rio (Ceg), a tarifa foi reduzida em média de -1,97% para o segmento residencial (7m³/mês); -2,04% para o comercial (400 m³/mês); -5,15% para postos de GNV e de -4,92% para as indústrias (3Mm³/mês). Para os clientes que moram no interior do Estado (Ceg Rio), a atualização é de -2,54% para residências (7m³/mês), -5,38% para o comércio (400 m³/mês), -5,38% para postos de GNV e -5,22% para indústrias (3Mm³/mês).

Vantagens do GNV como combustível

O GNV é o combustível mais econômico, ao ser comparado com o etanol e a gasolina. Um carro popular, por exemplo, percorre 14 km com 1 m³ de GNV, 7 quilômetros com 1 litro de etanol e 10 quilômetros com 1 litro de gasolina. É uma fonte de energia mais limpa e emite menos poluentes atmosféricos. Em média, o GNV apresenta uma redução de 20% a 30% na emissão de dióxido de carbono e de 90% de material particulado em comparação com a gasolina, auxiliando no combate às emissões de gases causadores do efeito estufa.

Atualmente, o Rio de Janeiro possui a maior frota de GNV do país, com 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos de combustível. A infraestrutura de abastecimento do GNV é confortável para o motorista e continua crescendo com novos postos sendo ligados todos os anos. Somente em 2023, 41 novos postos foram ligados no estado para ampliar ainda mais as opções ao motorista.

Fonte: Comunicação Naturgy

Related Posts