Uma pesquisa inédita da CNI revela que 14% das empresas do setor no Brasil utilizam gás natural no processo produtivo.
Os dois principais motivos citados para a empresa não usar gás natural foram a falta de adequação aos processos e a falta de acesso ou fornecimento do insumo – a Coluna tem citado o assunto, em especial a redução da oferta pela Bolívia e a falta de dutos que podem ligar o campo de Vaca Muerta, na Argentina, ao Brasil, se houver negócio bilateral.
Segundo o levantamento da CNI, o aumento do uso do gás natural está nos planos de 9% das indústrias. Já 21% delas informaram que a intenção é manter o uso, e 11% planejam reduzir. As duas fontes alternativas mais mencionadas em caso de substituição foram energia elétrica (31%) e energia solar (11%).
O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, entre os dias 30 de abril e 24 de 2024 e ouviu 1.002 executivos industriais em todo o País.
Fonte: MSN Notícias / IstoÉ
Related Posts
O dia em que o gás natural custou um centavo no Brasil
Os preços do gás natural no mercado spot entraram numa curva de alta no Brasil, desde meados de maio, em meio a cortes no lado da oferta. O estresse nos preços internos contrasta com a desvalorização...
Vaca Muerta: integração do gás ao Cone Sul custará US$ 10 bi
Desenvolver a integração energética do gás de Vaca Muerta a outros países da América do Sul precisará de investimentos de mais de US$ 10 bilhões. A estimativa, que abrange a expansão e construção de novos...

