A Gás do Pará deu mais um passo significativo na transformação da matriz energética do Estado, ao assinar o seu primeiro contrato de fornecimento de gás natural com a empresa Alubar Metais e Cabos, localizada no município de Barcarena, região metropolitana de Belém. A oficialização da parceria garante o fornecimento à indústria da transformação, de mais de 4 milhões de metros cúbicos de gás natural por ano, já a partir de 2025.
A Alubar, maior fabricante de cabos elétricos de alumínio da América Latina, atende principalmente o setor elétrico brasileiro, sendo uma instituição chave na indústria regional e nacional. “O gás natural contribuirá com o desenvolvimento de uma indústria paraense mais sustentável com a geração de emprego e renda. É um avanço tecnológico significativo, pois contribuirá com o processo de descarbonização da região e com o aumento da competitividade produtiva e sua eficiência operacional. É uma iniciativa que desenvolve o Pará e possibilita novos negócios.”, comentou Maurício Gouvea CEO do Grupo Alubar.
Este novo contrato marca a continuidade do processo de mudança na matriz energética no Estado por meio da Gás do Pará. A Hydro Alunorte, também localizada em Barcarena, foi a primeira empresa a receber o gás natural da Companhia, iniciando sua transição para uma matriz energética menos poluente e onerosa, contribuindo significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Seguiremos expandindo o uso do gás natural como uma alternativa menos poluente ao meio ambiente, não apenas para fortalecer a competitividade das indústrias locais, mas também para promover um desenvolvimento sustentável em todo o Estado. A transição para o gás natural não é apenas uma questão econômica, mas um passo crucial para garantir um futuro mais responsável para as próximas gerações”, destacou o Diretor- Presidente da Companhia de Gás do Pará, Fernando Flexa Ribeiro.
Além da Alubar e da Hydro Alunorte, outras indústrias dos setores industrial e termoelétrico no Estado já possuem contratos vigentes para a migração para gás natural, consolidando a transformação na matriz energética do polo industrial de Barcarena e de todo o Pará.
O impacto dessa transição não se limitará a Barcarena. Municípios como Marabá, Juruti, Oriximiná e a Região Metropolitana de Belém também serão contemplados com o fornecimento de gás natural nos próximos anos, ampliando os benefícios para as outras regiões do Estado.
Essa iniciativa reforça o papel da Gás do Pará na promoção da geração de energia mais sustentável e competitiva, alinhando o desenvolvimento industrial com práticas ambientais responsáveis.
Fonte: Notícias Marajó (PA)