Nesta quinta (10), no Espaço CEGÁS de Cultura, a CEGÁS inaugurou a exposição “Vermelho Monet”. A mostra é inspirada no filme homônimo do cineasta cearense Halder Gomes, diretor de Cine Holliúdy, e reúne 60 quadros com pinturas e esculturas feitas por 31 artistas visuais.
O evento será aberto com uma apresentação da Orquestra Contemporânea Brasileira e faz parte das comemorações dos 31 anos da CEGÁS, que ocorre dia 18 próximo.
Da união do cinema com as artes visuais, nasceu a exposição coletiva “Vermelho Monet”. Depois de uma trajetória bem-sucedida em comédias como Cine Holliúdy e O Shaolin do Sertão, o cineasta cearense Halder Gomes apostou no drama sobre o universo das artes.
O filme tem como cenário uma Europa sofisticada, por onde se desenrola as negociações envolvendo o mudo das artes visuais e suas exposições. O cineasta buscou os trabalhos de um mestre das artes, Válber Benevides e expôs na telona dois de seus trabalhos realizados exclusivamente para as filmagens, em cenas marcantes do filme.
Exibido em 15 festivais pelo Brasil e o mundo, e ganhador de mais de dez prêmios, VERMELHO MONET foi indicado na lista preliminar nos filmes que concorrem para representar o Brasil no Oscar 2025. O filme em questão tem como referência o trabalho do renomado artista plástico Claude Monet – “Impressões, nascer do sol”.
Assentindo tudo isso, o artista visual e galerista Francisco Ivo os convidou e juntos expuseram na primeira versão da coletiva Vermelho Monet, formada por 13 artistas das artes visuais na ARTIVO Galeria.
Em novo momento expositivo, a CEGÁS se une aos esforços e atrai para seu Espaço Cultural a nova versão da exposição Vermelho Monet, agora em formato estendido, onde estarão reunidos 31 artistas, que se inspiraram na intrigante história roteirizada por Halder Gomes sobre o mundo das artes em formato imaginado.
Sempre atento aos movimentos das artes em nossa cidade, a CEGÁS convida a todos para a exposição Vermelho Monet, com visitação gratuita de segunda a sexta feira, sempre no horário comercial. Os trabalhos de pinturas, colagens e esculturas, além de poltronas originas de cine São Luís de 1958, ficarão em exposição na CEGÁS até 31 de dezembro de 2024. A exposição tem curadoria de Francisco Ivo e Jane Ivo, com participação de Halder Gomes.
Artistas Participantes:
Ana Débora; Ana Gadelha; Andrea Dall’Óleo; Augusto Benevides; Cardoso Jr.; Cleide Silveira; Danillo Lima; Falcao; Francisco Ivo; Gisele Faganello; Halder Gomes; Ítala Macedo; Ivan Guimarães; Jane Ivo; Jeová Siebra ; Júlio Jardim; Lia Sanders; Luiz Carlos; Mano Alencar; Marco Oriá; Samya Magi; Sandra Montenegro; Silânia Cavalcante; Tania Castro; Tarciso Viriato; Tito Gomes; Totonho Laprovitera; Valber Benevides; Zakira.
Fonte: CEGÁS / Comunicação