O consumo de energia elétrica do Brasil alcançou 71.613 MWmed em outubro, montante que representa uma alta de 2,1% ante o mesmo mês de 2023. Segundo a instituição, quase 60% do total foi direcionado para os consumidores do mercado regulado, que são atendidos pelas distribuidoras. Neste segmento, houve um crescimento de 1,2% no comparativo anual, influenciado por temperaturas acima da média na maior parte do País, especialmente nas regiões Norte, Sudeste e Sul. O restante foi direcionado ao mercado livre, no qual os consumidores escolhem seus fornecedores de energia. Nele, o volume cresceu 3,5% frente a outubro do ano passado, influenciado tanto pelo bom desempenho econômico de quase todos os ramos de atividade acompanhados pela CCEE, quanto pela chegada de novas cargas ao segmento.
Dos 15 setores da economia brasileira acompanhados pela CCEE, a indústria automotiva foi a que mais ampliou seu consumo de energia em outubro, com alta anual de 10%. A área é seguida por manufaturados diversos (9,2%) e saneamento (7,2%). Só dois ramos de atividade reduziram consumo: telecomunicações (-2,4%) e químicos (-4,0%).
O Maranhão registrou a maior taxa de aumento anual para o mês (10,5%), seguido por Santa Catarina (9,3%) e Amazonas (5%). Na região central do País e em parte do Norte houve redução do consumo, com destaque para Acre (-5,1%), Amapá (-4,4%) e Goiás (-4,1%).
Fonte: Broadcast / Ag.Estado
Related Posts
EPE: Consumo de energia cresce 3,3% em fevereiro, puxado pelas residências
O consumo de energia elétrica aumentou 3,3% em fevereiro no País, na comparação com o mesmo mês de 2024, para 47.850 GWh, no maior valor já registrado de toda a série histórica, desde 2004, informou a EPE.O...
Consumo de energia reduz 0,2% em dezembro
O consumo nacional de energia apresentou uma retração de 0,2% em dezembro de 2024 frente ao mesmo período do ano anterior, totalizando 47.138 GWh. Já o consumo no ano passado, segundo a Resenha Mensal do...