A Cerâmica Capri e a Cerâmica Serra Azul se tornarão, a partir de janeiro de 2025, as primeiras indústrias de Sergipe a migrarem para o mercado livre de gás natural. As duas companhias, ambas de Nossa Senhora do Socorro (SE), assinaram recentemente contratos com fornecedores diferentes: a Capri com a Eneva; e a Serra Azul, do grupo Carmelo Fior, com a Brava Energia (resultado da fusão 3R Petroleum/Enauta). Este é, aliás, o primeiro contrato da Brava com uma indústria no mercado livre. Juntas, as duas empresas de cerâmica consomem cerca de 100 mil m3/dia, segundo uma fonte. Isso representa quase um terço do mercado não-termelétrico da Sergas, a distribuidora de gás canalizado local. Além das duas, a Unigel já chegou a operar a fábrica de fertilizantes de Laranjeiras (SE) como cliente livre, mas a unidade – hoje paralisada – já nasceu no mercado livre, sem que tenha havido, portanto, uma migração.
A Eneva anunciou nesta quarta (18) que o contrato com a Cerâmica Capri é de dois anos, na modalidade firme e flexível. A Capri é o primeiro cliente industrial da Eneva em Sergipe – no estado, a empresa deve consumir ao menos 150 mil m3/mês para ter o direito a migrar para o mercado livre. O contrato faz parte da estratégia da Eneva de maximizar o uso da capacidade do terminal de regaseificação de Sergipe, que pode fornecer até 21 milhões de m³/dia. Desde meados do ano, quando montou sua mesa de comercialização de gás do hub Sergipe, a companhia já fechou contratos para fornecimento de gás às termelétricas Termopernambuco (550 MW), da Neoenergia, em Pernambuco; e LORM (242 MW), da Linhares Geração, no Espírito Santo. E, no setor industrial, assinou recentemente um acordo para suprimento com a Vale.
Fonte: Eixos
Related Posts
Uso de gás natural no Amazonas evita a emissão de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa
O uso do gás natural tem contribuído para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Amazonas. De acordo com levantamento da Cigás, mais de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa...
Knauf substitui parte do gás natural por biometano em fábrica de materiais de construção no Rio
A Knauf, fabricante de materiais de construção, vai substituir parte do seu consumo de gás natural por biometano na planta em Queimados (RJ), a partir deste mês. O biocombustível será fornecido pela Gás...

