Petrobras confirmou a boa produtividade na Colômbia, no poço Sirius-2, localizado no bloco offshore GUA-OFF-0. O teste de formação, realizado a 31 km da costa e a 804 metros de profundidade, avaliou um reservatório de aproximadamente 100 metros, comprovando o potencial volumétrico da região. A descoberta, considerada a maior da história da Colômbia, estima volumes superiores a 6 trilhões de Tcf de gás natural in place, o que pode triplicar as reservas atuais do país. O consórcio, formado pela Petrobras (44,44%) e pela Ecopetrol (55,56%), planeja investir US$ 1,2 bilhão na fase exploratória e US$ 2,9 bilhões no desenvolvimento da produção. A expectativa é começar a produzir em três anos, após a obtenção das licenças ambientais e a confirmação da viabilidade comercial, prevista para 2027. A produção estimada é de 13 milhões de m³/dia durante 10 anos, utilizando um sistema de transporte subsea to shore, direto do fundo do mar para a costa.
Estratégia
A Petrobras destacou que a descoberta está alinhada à sua estratégia de longo prazo, focada na exploração de novas fronteiras e parcerias para garantir a segurança energética durante a transição energética. A empresa também reforçou seu compromisso com práticas seguras e sustentáveis, respeitando as comunidades locais e os requisitos legais da Colômbia. Com a descoberta, serão iniciados os procedimentos socioambientais e de licenciamento necessários para transportar o gás para os centros de consumo. As mostras colhidas no teste que apontou o alto potencial gasífero na região ainda serão caracterizadas após análises laboratoriais e o consórcio seguirá avaliando os resultados da perfuração dos poços Sirius-1 e Sirius-2, segundo a Petrobras.
Petrobras também encerra venda de subsidiária e vai permanecer no mercado de combustíveis na Colômbia
Na sexta (07), a Petrobras encerrou oficialmente a venda da Petrobras Colombia Combustibles (PECOCO), subsidiária responsável pela distribuição e transporte de combustíveis no país. A decisão, de acordo com a empresa, foi aprovada pela diretoria executiva e segue a estratégia de diversificação do portfólio e preservação de seus ativos. A PECOCO opera postos de combustíveis, infraestrutura de transporte e bases de distribuição nos principais mercados locais colombianos.
Fonte: Eixos
Related Posts
Integração estadual e depreciação de ativos de gás devem beneficiar cogeração, diz Cogen
O presidente executivo da Cogen, Newton Duarte, defende que as agências estaduais desenvolvam regulamentações que possibilitem uma integração maior entre as companhias distribuidoras de gás natural. Na...
Petrobras: produzir fertilizantes exigirá 30 mi de m³ de gás por dia
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a produção de fertilizantes nitrogenados no Brasil exigiria um volume de 30 milhões de m³/dia de gás natural caso o país optasse por suprir toda a...