O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça (08) que é imprescindível que a ANP cumpra o seu papel. Segundo ele, “cabe a ela impor preços justos e adequados para o sistema de escoamento e processamento do gás”. O ministro também disse que o mercado brasileiro de gás atua com sistema kafkaniano de sobretaxas, que são impostas reciprocamente entre o sistema de escoamento e de processamento. Isso, de acordo com ele, é “arquitetado para que apenas algumas poucas empresas usufruam da estrutura em detrimento das demais”. Além disso, Silveira explica que a falta de regulação do método de cálculo do preço para a infraestrutura de escoamento e processamento pela ANP encoraja a a fixá-lo como bem entende. “A ANP precisa regulamentar urgentemente a metodologia de cálculo desses dois sistemas, levando em consideração o custo da infraestrutura já amortizada e depreciada”, ressalta o ministro.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Preço do gás natural no Brasil deve se manter pressionado em 2026, mesmo com acordo de paz, diz VP da Rystad
Os preços do gás natural no Brasil devem se manter pressionados no segundo semestre, mesmo com o avanço das negociações entre Estados Unidos e Irã em torno de um acordo de paz, avalia o vice-presidente do...
El Niño pode aumentar venda de gás da Argentina para o Brasil
As vendas de gás natural da Argentina ao Brasil poderiam aumentar durante a primavera do Hemisfério Sul devido ao fenômeno climático El Niño, afirmou à Reuters um representante da OLACDE (Organização...

