A ES Gás iniciou nesta semana as obras de expansão da rede de distribuição em Vila Velha. A previsão é que, ao longo de 2025, o município receba quase 20 quilômetros de novas tubulações, com a ligação de aproximadamente 5 mil novos clientes.
De acordo com a empresa, o projeto faz parte do plano de crescimento da companhia e da democratização do acesso à matriz energética mais limpa e segura no Estado.
Gás natural
Entre as vantagens do gás natural, segundo a ES Gás, estão a tarifa regulada, o bom rendimento energético e a combustão mais limpa, com menor emissão de gases de efeito estufa em comparação com combustíveis tradicionais. Assim, o fornecimento canalizado também oferece mais segurança, por evitar o manuseio de botijões ou combustíveis líquidos.
Tecnologia
As obras da ES Gás utilizam a perfuração direcional, também chamada de método não destrutivo. Ou seja, uma técnica que permite a instalação de tubulações subterrâneas sem a necessidade de valas abertas ao longo de todo o trajeto.
O processo começa com um mapeamento detalhado do subsolo. Depois, segue com a perfuração controlada por sensores, o que permite reduzir impactos ao trânsito, à população e ao meio ambiente. Assim, após a instalação dos dutos, a empresa realiza a recomposição da via com pavimentação permanente.
Obras
As obras contam com sinalização adequada, licenciamento da Prefeitura de Vila Velha. Além disso, são conduzidas conforme as normas estabelecidas pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP).
Fonte: Folha Vitória (ES)
Related Posts
Silveira critica preço do gás natural e cobra Petrobras por mais oferta
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez um pronunciamento contundente nesta terça (10) durante o seminário “Gás para Empregar”, em São Paulo, ao classificar os preços do gás natural no Brasil...
Silveira admite que leilão de gás da União pode atrasar para 2026 e cobra Petrobras
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), admitiu que o leilão de gás natural da União pode atrasar e ficar para o primeiro semestre de 2026. O objetivo inicial do governo era colocar de pé o...