Propostas podem abranger gás natural, gás natural liquefeito, gás natural comprimido e biometano; prazo para envio de propostas é até 23 de julho.
Três companhias distribuidoras de gás canalizado – a Compagas; concessionária no Estado do Paraná; a Necta Gás, concessionária no Noroeste do Estado de São Paulo; e a Sulgás, concessionária no Estado do Rio Grande do Sul – estão lançando nesta segunda-feira (23/06) uma chamada pública conjunta para aquisição de suprimento, visando abastecer os diversos segmentos atendidos pelas distribuidoras: industrial, veicular, comercial e residencial, entre outros.
As propostas podem abranger fornecimento de gás natural, gás natural liquefeito (GNL), gás natural comprimido (GNC), biometano ou similares, nos termos das especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O processo de seleção e contratação será feito de forma autônoma por cada uma das distribuidoras.
As propostas podem ser apresentadas até 23 de julho, conforme condições estabelecidas nos respectivos editais disponíveis nos sites de cada companhia e também no site www.chamadapublicadogas.com.br. Cada edital tem os produtos especificados com volumes, modalidades de contratação (firme, interruptível e flexível), locais de entrega e prazos para início de fornecimento.
Na somatória de volumes das três distribuidoras, a expectativa é de aquisição de aproximadamente 750.000 metros cúbicos/dia. O objetivo da Compagas é contratar cerca de 250 mil metros cúbicos por dia (m³/dia) para atendimento ao mercado cativo a partir de 2026. A Necta prevê a contratação de até 300 mil m³/dia de gás natural e biometano para atender a sua demanda. No caso da Sulgás, o volume poderá ser de até 200 mil m³/dia, com a disponibilização a partir de janeiro de 2026.
Para a Compagas, Necta e Sulgás, a chamada pública conjunta representa um passo importante complementar os contratos de suprimento em vigor, diversificando o portfólio de suprimento e buscando condições mais competitivas na aquisição de gás natural e biometano em benefício dos consumidores.
De acordo com o CEO da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Eudis Furtado, a chamada pública faz parte da estratégia contínua de fortalecimento do portfólio de suprimento da Compagas. “Ao buscar opções de supridores e modalidades de contratação de gás natural e biometano, buscamos mais competitividade, flexibilidade e previsibilidade para atender nossos clientes com eficiência. Esta diversificação também é essencial para garantir segurança no fornecimento, acompanhar a dinâmica do mercado e suportar os planos de expansão da companhia com inteligência energética”, explica Furtado.
Na visão de José Eduardo Moreira, CEO da Necta – empresa que conta com o primeiro sistema de distribuição de gás canalizado do país abastecido exclusivamente por biometano, em Presidente Prudente, Pirapozinho e Narandiba –, o mercado de gás canalizado é crescente, impulsionado pela transição energética e pela busca por soluções mais sustentáveis e eficientes. “A chamada pública conjunta abre espaço para uma contratação de suprimento em condições mais competitivas. Nosso objetivo é levar os serviços de gás canalizado a um número cada vez maior de clientes e localidades, garantindo a segurança energética, a transição para uma energia mais limpa e o desenvolvimento regional”, analisa Moreira.
Segundo o CEO da Sulgás, Marcelo Leite, a chamada é mais um passo para os projetos de expansão dos serviços de gás canalizado na área de concessão no Estado do Rio Grande do Sul. “A Sulgás vem registrando importante crescimento. Em dezembro de 2024, alcançamos o resultado histórico de 100 mil clientes, ampliando nossa base em aproximadamente 50% desde que a concessão da companhia passou para a iniciativa privada, em janeiro de 2022. Com essa chamada pública conjunta, queremos reforçar o fornecimento de gás natural no Rio Grande do Sul, contribuindo para uma transição energética segura e promover desenvolvimento do Estado”, afirma Leite.
VEJA O CALENDÁRIO DO EDITAL DA CHAMADA PÚBLICA CONJUNTA:
|
FASE |
PERÍODO |
| FASE I – Envio das Propostas e esclarecimentos | De 23/06/2025 a 23/07/2025 |
| FASE II – Avaliação técnica e comercial das Propostas | De 24/07/2025 a 22/08/2025 |
| FASE III – Habilitação | De 23/08/2025 a 12/09/2025 |
| FASE IV – Assinatura dos contratos de suprimento | De 13/09/2025 a 31/10/2025 |
Fonte: Comunicação Commit
Related Posts
Gasmig reduz tarifas de gás natural pela segunda vez em 2025
Desde 4 de novembro, os consumidores podem adquirir o gás natural por um preço ainda mais competitivo em Minas Gerais. Isso porque o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento...
Gás natural: ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transporte em gasodutos e abertura de consulta pública sobre taxa de retorno
Diretoria da ANP aprovou o Plano de Ação para definição de metodologias e parâmetros a serem aplicados nas tarifas de transporte de gás natural para o período entre 2026 e 2030 (o chamado Ciclo Regulatório...

