Presidentes das companhias distribuidoras de gás natural do Nordeste e representantes de empresas e autoridades do setor se reuniram nesta segunda (21), em Aracaju, com o objetivo discutir ações estratégicas para o fortalecimento e expansão do mercado de gás natural na região.
Durante o encontro, foram debatidos temas essenciais como a ampliação da malha de gasodutos de transporte, o aumento da oferta de gás natural para os estados nordestinos, o papel do insumo na transição energética, o avanço dos data centers e as oportunidades oferecidas pelo biometano, uma fonte limpa e renovável que tem ganhado destaque no cenário energético nacional.
O presidente da Sergas, Alan Lemos, destacou a importância da agenda conjunta entre os representantes do setor. “Contamos com a presença dos presidentes das distribuidoras de gás do Nordeste e com diversas autoridades e agentes do setor, tratando de assuntos relevantes para que a gente possa continuar avançando no papel de criar oportunidades e meios para que a industrialização e o crescimento econômico aconteçam nos estados”, afirmou.
Já o secretário de Estado do Desenvolvimento, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, reforçou a relevância das pautas abordadas. “São muito importantes para esse segmento discutir medidas que a ANP entende que são necessárias, como o gasoduto de transporte e os chamados ‘corredores azuis’, para que se possa disseminar o uso do GNV nas rodovias brasileiras”, destacou.
Por sua vez, o presidente da Abegás, Luis Gavazza, ressaltou a importância do momento para o Nordeste no contexto energético nacional. “A região é campeã nacional na produção de energias renováveis e tem uma posição de destaque também na produção de gás natural, o combustível fóssil menos poluente. Sergipe, com a produção em águas profundas, está prestes a viver um novo ciclo com um volume extraordinário de gás, e defendemos que esse insumo seja consumido aqui, beneficiando Sergipe e os demais estados do Nordeste”, afirmou.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
Naturgy alcança a marca histórica de 100 mil clientes em São Paulo e já projeta crescimento sustentável para os próximos anos
A Naturgy acaba de alcançar um marco importante em sua operação no estado de São Paulo: mais de 100 mil clientes atendidos com gás natural canalizado em 18 cidades paulistas da região de Sorocaba. O número...
ANP decide não adiar consulta sobre plano de transporte de gás
A Diretoria da ANP decidiu, por unanimidade, encerrar a Consulta Pública nº 3/2025, que trata do Plano Coordenado de Desenvolvimento do Sistema de Transporte de Gás Natural proposto pela ATGás, que...