A ES Gás esteve presente na 18ª edição da Mec Show e na 13ª ES Oil&Gas, a maior feira industrial do Espírito Santo, que reuniu os principais especialistas em mineração, siderurgia, celulose, petróleo e gás. O evento aconteceu dos dias 05 a 07 de agosto, no Pavilhão de Carapina, na Serra (ES). Para elucidar a importância do gás natural e do biometano na transição energética, a ES Gás promoveu uma imersão interativa em seu estande, que conta com a presença de um icônico veículo DeLorean, inspirado no clássico filme De Volta para o Futuro. A ideia foi mostrar que o gás natural e o biometano são os combustíveis do futuro, e reforçar que esse futuro já começou. “O gás natural e o biometano têm ganhado relevância como agentes-chave rumo a uma matriz mais limpa, segura e eficiente, no cenário atual de transformação energética. Ambos são fontes estratégicas para o agora e para os próximos anos, como alternativas sustentáveis frente aos desafios ambientais, econômicos e operacionais”, afirma Fabio Bertollo, diretor-presidente da ES Gás.
O gás natural se destaca por ser uma alternativa mais limpa em relação a outros combustíveis fósseis. Sua queima emite cerca de 40% menos dióxido de carbono (CO₂) do que o carvão e aproximadamente 25% menos que a Diesel, além de viabilizar a melhoria da qualidade do ar. O uso do gás natural pode reduzir em aproximadamente 90% as emissões de materiais particulados quando comparado com o Diesel e 75% a menos quando comparado com o carvão. Outro diferencial é sua versatilidade: pode ser aplicado na geração de eletricidade, em processos industriais, no uso residencial e como combustível para veículos. Por ser uma fonte segura, disponível e de menor impacto ambiental, o gás natural tem papel fundamental como vetor de transição para uma matriz energética mais sustentável.
O biometano se destaca como uma solução 100% renovável, potencializando um futuro mais limpo para as próximas gerações. Produto derivado da purificação do biogás, obtido por meio da decomposição de resíduos orgânicos, como lixo urbano, esgoto e resíduos agroindustriais, o biometano possui a mesma composição do gás natural e pode ser utilizado na mesma infraestrutura, como gasodutos e veículos. Além de reduzir significativamente a emissão de gases de efeito estufa, o biometano contribui com a economia circular, ao transformar resíduos em energia de valor agregado. É uma alternativa viável para descarbonizar setores intensivos em energia, como o transporte pesado e a indústria de grande porte.
Fonte: ES Gás / Comunicação
Related Posts
Gás natural como vetor de competitividade e transição energética
Em artigo publicado no portal da agência eixos, a diretora de Transição Energética da Petrobras, Angelica Laureano, afirma que, Ao longo dos últimos 25 anos, a Petrobras tem desempenhado um papel relevante...
O Papel Estratégico do Biometano na Transição Energética
No terceiro e último dia do 67º Congresso Estadual de Municípios, realizado na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, o painel “Plano de Descarbonização: A nova matriz para transição energética e o...