No último dia 03, o presidente da CEGÁS, Miguel Nery, e o Gerente de Qualidade, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Roberto Wagner Machado, reuniram-se com o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA), João Vicente Leitão. O encontro aconteceu na sede da Secretaria e teve como foco soluções para os processos de licenciamento ambiental de obras da rede de gás na capital cearense, além da agenda ambiental pré-COP30 e dos desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável tendo o gás natural como o combustível da transição energética para uma economia de baixo carbono.
Durante a reunião, os dirigentes da Cegás relataram a experiência de injeção de biometano na sua rede de distribuição em parceria com a GNR Fortaleza, uma iniciativa inovadora instalada no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (ASMOC). O empreendimento realiza a captação, purificação e transformação do biogás gerado no aterro em biometano, um gás natural renovável que é injetado diretamente na rede da CEGÁS. O biometano representa cerca de 15% de todo o gás natural consumido no Estado, tornando o projeto um exemplo pioneiro e de repercussão internacional, reconhecido como o segundo em escala mundial em operação dessa magnitude.
Atualmente, a CEGÁS distribui diariamente cerca de 500.000 m³ de gás natural em seus gasodutos, dos quais 75.000 m³ correspondem a biometano. Esse volume evita a emissão de aproximadamente 1.460 toneladas equivalentes de CO₂ na atmosfera, fortalecendo o compromisso da companhia com a agenda climática e a transição energética. O Secretário João Vicente Leitão reforçou o compromisso da SEUMA em assegurar celeridade e eficiência nos processos de licenciamento, fundamentais para viabilizar projetos estratégicos voltados ao futuro da capital.
Ao final do encontro, Miguel Nery convidou o Secretário para uma visita técnica à planta do GNR Fortaleza, quando poderá conhecer de perto esse case de sucesso internacional que posiciona o Ceará como líder em transição energética, economia circular e mitigação das emissões de gases de efeito estufa.
Fonte: CEGÁS / Comunicação
Related Posts
CEGÁS e Petrobras discutem novas oportunidades no mercado de gás
Na terça (03), a CEGÁS recebeu, em sua sede, representantes da Petrobras, incluindo gerentes e coordenadores dos mercados cativo e spot. O encontro teve como pauta a análise de tendências do setor de gás,...
Empresas habilitadas na Chamada Pública 002/2025
A CEGÁS informa que, após a Fase I – Manifestação de Interesse e a Fase II – Habilitação, da Chamada Pública CEGÁS 002/2025 para fornecimento de gás na modalidade flexível, estão habilitadas as empresas:...