A Cigás voltou ao palco do Prêmio de Qualidade Amazonas (PQA) e, pelo segundo ano consecutivo, destacou-se entre as organizações participantes. Nesta edição, a Cigás conquistou dois troféus na categoria Ouro com os projetos “Otimização da Prospecção de Clientes” e “Transformação Digital”. Promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), a premiação reconhece instituições que se destacam na adoção de práticas modernas de gestão, eficiência operacional e melhoria contínua.
A Companhia já havia se destacado no PQA no ano passado, quando participou pela primeira vez e recebeu três reconhecimentos pelos projetos Tachão Inteligente, Adesivo de Sinalização e o Relatório de Gestão. Em 2025, a Cigás direcionou sua participação para demonstrar as iniciativas que vem adotando voltadas ao foco em resultados e ao alinhamento às melhores práticas de qualidade.
Um dos reconhecimentos foi na categoria média organização concedido ao projeto “Transformação Digital”, que fortalece o funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO), responsável por integrar o sistema de segurança dos gasodutos da Companhia. O CCO opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, e oferece canal gratuito de atendimento à população pelo telefone 117. Ele conta com um conjunto de monitores avançados, funcionando com a tecnologia videowall, que permite a conexão de imagens entre as diferentes telas para acompanhamento da Rede de Gás Natural.
O segundo troféu Ouro também na mesma categoria foi concedido ao projeto “Otimização da Prospecção de Clientes”. O aplicativo criado utiliza geolocalização estratégica para identificar potenciais usuários, subsidiando as ações da área comercial e contribuindo para a expansão da base de consumidores de gás natural, tanto em Manaus quanto no interior do estado.
O desenvolvimento dos projetos contou com uma atuação multidisciplinar envolvendo as equipes da Gerência de Tecnologia da Informação, Gerência de Operação e Gerência de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Companhia. A conquista também mostra o apoio consistente da alta direção aos projetos inovadores, a confiança depositada nos times e a interação integrada entre diferentes áreas e setores da Cigás que, mesmo sem participarem diretamente de todas as etapas, contribuem com sugestões, conhecimento e colaboração para o avanço das iniciativas. Para o diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia Junior, as premiações mostram que a Companhia vem se destacando cada vez mais, evidenciando o fortalecimento das práticas de gestão, da melhoria contínua e do aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população amazonense.
Sobre o PQA
Instituído em 1994, o Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) tem como objetivo destacar e promover organizações do estado do Amazonas que busquem desenvolver uma Cultura da Excelência. Podem concorrer ao PQA tanto organizações privadas quanto públicas, nacionais ou internacionais, que utilizem métodos e ferramentas de qualidade e que possuam um sistema de gestão implementado ou em fase de implementação.
Fonte: Cigás / Comunicação
Related Posts
Faça a Conta. Use GNV’ encerra com R$ 1,38 milhão em bônus concedidos
A Cigás concluiu mais uma edição da campanha “Faça a Conta. Use GNV”, com um total de 346 benefícios concedidos a usuários que realizaram a conversão dos veículos para GNV. Ao longo da edição, a campanha...
Cigás: Hospital Delphina Aziz amplia uso do gás natural
Primeiro hospital da Região Norte a utilizar o gás natural (GN) canalizado distribuído pela Cigás, o Hospital Delphina Aziz ampliou o uso do combustível em suas operações. O GN, que já era empregado na...

