A Naturgy, controladora da CEG e CEG Rio, espera chegar a um acordo com a Petrobras, para flexibilizar algumas cláusulas do contrato de compra de gás natural e, assim, destravar o mercado livre de gás no Rio de Janeiro em 2026.
Indústrias relatam negativas reiteradas da CEG e CEG Rio a pedidos de migração para o ambiente livre e a Naturgy chegou a ser multada este ano pela Agenersa, o regulador estadual, por criar “resistências injustificáveis” a novas migrações.
Agenersa e concessionárias divergem sobre o piso de consumo necessário para enquadramento do usuário livre no estado. A Naturgy, porém, rebate: o principal impeditivo, hoje, é o risco de penalização dos demais usuários cativos, pela natureza dos contratos de suprimento com a Petrobras – única fornecedora da CEG e CEG Rio.
Renegociação com Petrobras
Giselia Pontes, diretora comercial da Naturgy Brasil, conta que a Petrobras já se manifestou favorável a uma solução.
Os contratos entre Petrobras e as distribuidoras do Rio têm cláusulas que permitem a redução da quantidade contratada em casos de migração de usuários para o mercado livre (essa liberdade é maior se o supridor do consumidor livre for a própria Petrobras).
Mas essa redução tem um limite: as quantidades contratadas podem ser reduzidas até um piso de 1,6 milhão de m³/dia para CEG e 800 mil m³/dia para CEG Rio. A negociação com a Petrobras é, justamente, para flexibilizar esse piso.
“Isso precisa acontecer para que a gente consiga de fato ter um piso compatível, compatível com o volume do cativo e que o cativo não seja penalizado. E com isso a gente pode prosseguir com as migrações para o próximo ano sem nenhum problema, mas de fato essa etapa tem que ser vencida”, afirmou Giselia Pontes.
“Como é que vai ser isso? São quatro contratos em cada distribuidora. Vai unificar os quatro? Vai unificar todos em um único contrato? Essas são conversas que ainda precisam acontecer e de fato isso precisa evoluir”, completou.
Segundo ela, a Naturgy está, hoje, “no limite do piso”.
De acordo com os aditivos contratuais mais recentes disponíveis no site da ANP, a CEG Rio tem, atualmente, um volume contratado com a Petrobras de 910 mil m³/dia, ante o piso de 800 mil m³/dia.
Já a CEG tem um volume contratado de 3,6 milhões de m³/dia, ante o piso de 1,6 milhão de m³/dia.
Fonte: Eixos
Related Posts
Tecnologias avançadas fortalecem a segurança das redes de distribuição de gás natural
Por trás do gesto simples de ligar o fogão e fazer um café existe um nível avançado de tecnologia. Desde que chegou ao país em 1997, a Naturgy tem incorporado inovações que fortalecem a segurança de suas...
Em evento na Casa Firjan, Naturgy destaca importância do gás natural na matriz energética
Realizado no último dia 27 na Casa Firjan, o encontro “Conversas para um Rio de Futuro” debateu os principais desafios estruturais do estado do Rio de Janeiro. Katia Repsold, country manager da Naturgy...

