A empresa multinacional de energia Naturgy, líder em gás natural na Espanha e com forte presença no Brasil, encerrou 2025 com resultados expressivos no Estado de São Paulo, onde atua em 18 cidades do interior. Com sede em Sorocaba (SP), a concessionária registrou crescimento de 606% nas novas ligações residenciais, passando de 350 em 2024 para 2.474 em 2025, ao mesmo tempo em que concluiu o ano sem registro de acidentes em sua área de concessão. Ao longo do ano, a empresa implantou 15.173 metros de redes, um aumento de 42% em relação ao período anterior. Atualmente, a Naturgy ultrapassa a marca de 100 mil clientes no estado paulista. Em 2025, foram contabilizadas 4.735 novas construções atendidas – alta de 34% em comparação com 2024 – além da ampliação do número de estabelecimentos comerciais conectados à rede, que passou de 213 para 269 comércios, um avanço de 26%. No total, a concessionária registrou 10.471 novos clientes captados em 2025. Só em outubro foram mais de mil clientes. A empresa adiantou que está estreitando laços com novos empreendimentos, shoppings centers e fortalecendo o relacionamento com as prefeituras municipais no planejamento do desenvolvimento urbano. No ano passado, firmou parcerias estratégicas com empresas como Porto Seguro/Unigás, da região de Campinas (SP), e TGA Soluções Energéticas, de Sorocaba.
A empresa também ampliou a atuação conjunta com administradoras de condomínios e síndicos profissionais. Em 2025, três grandes condomínios passaram a integrar a rede: o Serra Bonita, em Sorocaba, com 800 unidades habitacionais; o Monte Serrat, em Salto (SP), com 416 unidades; e o Vista Garden, também de Sorocaba, um empreendimento que foi reconectado ao gás natural, com 492 unidades. Na área operacional, os planos de manutenção preventiva alcançaram 52% de desempenho, com ações voltadas a medidores, telemetria e sistemas de odoração, enquanto a manutenção corretiva atingiu 40%. Outro destaque foi o índice de 72% de licenças aprovadas entre todos os processos protocolados ao longo do ano.
Segundo a equipe, a expectativa para 2026 é manter patamares semelhantes de crescimento. O foco seguirá, principalmente, na eficiência e na segurança das operações, com ações voltadas à mitigação de riscos. “Buscamos cada vez mais aculturar nossos parceiros sobre a prevenção e reporte de riscos, com estudo preventivo do potencial de ocorrências. Isso é muito importante para que se mantenha em zero o número de acidentes em nossas operações”, afirma Cristina Pavone, gerente de operações territoriais do centro de serviços da Naturgy SP/Sul.
Os resultados de 2025 foram apresentados e celebrados durante reunião no centro de serviços da Naturgy em Sorocaba, com a presença de gestores operacionais, de expansão e lideranças. “O momento reforçou a união e a valorização de cada contribuição individual para o sucesso coletivo. Olhando para 2026, temos orgulho dos resultados, mas também senso de responsabilidade para potencializar as ações e superar os objetivos”, afirmou Silton Luis Avancini, coordenador do centro de serviços em Sorocaba.
Fonte: PetroNotícias
Related Posts
RegulaCast recebe Marcelo Mendonça, presidente da Abegás
O presidente da Abegás, Marcelo Mendonça, é o convidado da semana do RegulaCast, podcast da ABAR (Associação Brasileira de Agências Reguladoras) para falar sobre a participação do gás natural na transição...
IBP: renovação das concessões de gás no Rio exige transparência
Para o IBP, a renovação das concessões da CEG e CEG Rio, empresas do Grupo Naturgy, que será discutida em sessão da Agenersa, deve ser conduzida de forma transparente, técnica e jurídica, para que seja...

