A importância do gás natural para a sustentabilidade e para a transição energética foi o foco da live “Gás Natural Canalizado, Seguro e Sustentável”, promovida pela Bahiagás em parceria com o Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE.
A iniciativa buscou ampliar o conhecimento de estudantes, professores e da sociedade sobre o funcionamento, os benefícios e a segurança desse combustível.
A conversa, mediada pela jornalista Thaic Carvalho, contou com a presença do engenheiro químico e gerente comercial de varejo da Bahiagás, Bruno Piñero; e de Valdinei Almeida, engenheiro mecânico, técnico em tecnologias finais do gás natural e coordenador de ligação na gerência de varejo da Companhia.
Conhecimento para aproximar a sociedade do tema
Bruno Piñero destacou a importância de aproximar a sociedade do tema e tornar o conhecimento mais acessível. Piñero também explicou a atuação da Bahiagás dentro da cadeia produtiva do setor energético, destacando o papel da distribuição do combustível.
“É importante que a sociedade conheça os benefícios, entenda como é que funciona essa questão do gás natural, porque ainda é algo que é um pouco conhecido pela grande maioria das pessoas […], e a Bahiagás não explora o gás natural. Ela não trabalha com perfuração de poço, mas trabalha na distribuição. Então, você estudante ou professor que queira levar isso para a sala de aula, o que é o gás natural, a molécula do gás natural, como ele é encontrado na atmosfera, como é que a gente faz para distribuí-lo, é importantíssimo para a vida acadêmica e também para a vida profissional de todos vocês”, explicou.
Já Valdinei Almeida explicou a importância do gás natural como uma alternativa menos poluente dentro do atual cenário energético. Segundo ele, o combustível representa atualmente cerca de 9% da matriz energética brasileira.
“A boa parte dos reservatórios de gás natural está aqui na Bahia, mas independente disso, a gente tem um duto chamado Gasene, que interliga praticamente o Brasil inteiro, a parte litorânea toda, que faltando gás na Bahia, a gente tem como alimentar, vindo gás do Rio, gás do Ceará, está todo interligado”, disse, reforçando o papel do combustível na redução dos impactos ambientais.
“Na transição energética, o gás natural tem um papel muito importante, porque os gases de efeito estufa que são liberados em uma queima, no gás energético, no gás natural, ele é abaixo de qualquer combustível fóssil. Então, ele é um vetor muito importante na transição energética”, completou.
Fonte: A Tarde (BA)
Related Posts
Bahiagás assina protocolo para soluções energéticas no Oeste baiano
A Bahiagás assinou um protocolo de intenções voltado ao desenvolvimento de projetos de biogás e biometano no Oeste baiano. O protocolo assinado prevê a cooperação entre a Bahiagás, o CIbiogás (Centro...
Bahiagás reforça importância da sustentabilidade e da transição energética no Bahia Oil & Gas Energy
A Bahiagás mais uma vez marcou presença no Bahia Oil & Gas Energy, encontro internacional voltado ao setor de petróleo e gás do Norte e Nordeste do Brasil. Realizado entre os dias 27 e 29 de maio, no...

