A Petrobras avalia implementar um parcelamento do pagamento no próximo ajuste trimestral dos contratos de fornecimento às distribuidoras de gás natural canalizado, indicou a CEO da estatal, Magda Chambriard, em teleconferência com analistas na terça (12). “Estamos olhando se esse aumento contratado em agosto vai demandar de nós algum tipo de suporte em termos de alargamento de prazo de pagamento”, disse. A estatal passou a oferecer a opção de parcelar a diferença de preços para o querosene de aviação (QAV) em abril, de modo a mitigar os impactos do repasse dos aumentos internacionais nas cotações devido à guerra no Oriente Médio. No caso do gás natural, o primeiro reajuste trimestral após o início do conflito ocorreu no início de maio, com uma alta de 19,2%. Projeções da Abegás, no entanto, indicam que o próximo reajuste, em agosto, poderá levar a um aumento de 50% no preço da molécula. As distribuidoras não têm aumento de margem com o reajuste do gás. Os valores são repassados para tarifas nos reajustes periódicos feitos caso a caso nos estados. Chambriard ressaltou que a estatal vai continuar a “observar fielmente a evolução dos preços no mercado internacional e a política de não repasse da volatilidade”.
Fonte: Eixos
Related Posts
Uma agenda com potencial para transformar o mercado de gás
Em sua coluna no portal Brasil Energia, Bruno Armbrust afirma que A Lei do Gás, em seu quinto ano celebrado em evento realizado pela FGV Energia nesse junho de 2026, merece ser comemorada pelos avanços...
Petronas descobre gás em mais um poço no Suriname
A Petronas realizou uma descoberta de gás natural no poço SAC-1, localizado no Bloco 52, no offshore do Suriname. O anúncio foi feito pela presidente do país, Jennifer Geerlings-Simons. “Isso define a base...

