A semana chega ao fim com duas novidades importantes da Petrobras. A estatal anunciou no início da noite de hoje (18) dois novos programas para os mercados de combustíveis e gás natural. O primeiro deles, o Biorefino 2030, prevê projetos para a produção de uma nova geração de combustíveis. Já o chamado Gás+ tem por objetivo aumentar a competitividade da Petrobras neste segmento.
Sobre o Biorefino 2030, a iniciativa visa também reduzir em 30% a captação de água em suas refinarias e em 16% a intensidade do carbono do segmento até 2025. “Queremos trazer produtos renováveis para o nosso parque de refino, nos negócios em que temos expertise e que geram valor para a companhia. Por isso, focaremos num parque de refino de excelência, produzindo com alta eficiência energética e preparado para competir e gerar produtos mais modernos, com inovações tecnológicas que trazem ganhos em termos de redução de emissões não só nas nossas operações, mas em toda a cadeia de valor”, disse a diretora de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara.
Conforme já noticiamos, a Petrobras já conseguiu avançar com os testes iniciais do diesel renovável, biocombustível produzido a partir de óleos vegetais e com a mesma estrutura do óleo diesel convencional. As suas emissões de gases do efeito são até 70% menores se comparadas ao óleo diesel mineral e 15% em relação ao biodiesel éster. A comercialização depende ainda de regulamentação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A empresa também está trabalhando na produção do bioquerosene de aviação, que também ajudará a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Essa é uma resolução da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e o Brasil deverá utilizar esse produto obrigatoriamente a partir de 2027.
A Petrobras também prometeu novos investimentos para aumentar sua produção de diesel S-10, de baixo teor de enxofre, em detrimento do diesel S-500. A companhia diz que fará modernizações em unidades da Reduc, em Duque de Caxias-RJ, e da Revap, em São José dos Campos-SP. Além disso, afirmou que irá construir uma unidade de hidrotratamento de diesel na Replan. “Outra iniciativa em estudo é a integração da Reduc com o Gaslub Itaboraí, que permitirá a produção de lubrificantes de alta qualidade, de nível tecnológico mais avançado”, detalhou a empresa, em comunicado.
NOVO PROGRAMA PARA AUMENTAR COMPETITIVIDADE NO SETOR DE GÁS NATURAL
O segundo programa anunciado é o Gás +. A ideia é colocar em prática medidas para aumentar a competitividade da empresa nesse setor. Para isso, a estatal vai anunciar novas modalidades de comercialização e segmentação de produtos, bem como a prestação de serviços de processamento de gás em suas Unidades de Tratamento.
Em seu terminal de regaseificação de gás natural liquefeito da Baía de Guanabara, a Petrobras está aumentando sua capacidade operacional de 20 milhões para 30 milhões de metros cúbicos por dia. Quando o gasoduto Rota 3 entrar em operação, o que deve acontecer em 2021, será possível escoar até 44 milhões m³/dia de gás natural do pré-sal. “A companhia também está implementando o projeto de adequação da UTGCA (Unidade de Caragutatuba) para capacitá-la a processar até 10 milhões m³/dia de gás do Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, sem necessidade de mistura com gás do Pós-Sal”, acrescentou a empresa.
A Petrobras concluiu dizendo que está modernizando seus ativos de geração termelétrica para melhoria da eficiência energética e redução de emissões, como também, realizando pesquisas com novas turbinas de CO2 em ciclo combinado, aumentando a geração de energia sem captação de água e sem impacto nas emissões. Como já anunciado ao mercado no final do ano passado, a companhia também está em fase inicial de estudos de um projeto de nova termelétrica de alta eficiência e integrada ao Polo Gaslub.
Fonte: PetroNotícias
Related Posts
Preço do gás natural no Brasil deve se manter pressionado em 2026, mesmo com acordo de paz, diz VP da Rystad
Os preços do gás natural no Brasil devem se manter pressionados no segundo semestre, mesmo com o avanço das negociações entre Estados Unidos e Irã em torno de um acordo de paz, avalia o vice-presidente do...
El Niño pode aumentar venda de gás da Argentina para o Brasil
As vendas de gás natural da Argentina ao Brasil poderiam aumentar durante a primavera do Hemisfério Sul devido ao fenômeno climático El Niño, afirmou à Reuters um representante da OLACDE (Organização...

