A Petrobras informou que vai assinar contratos de compartilhamento das infraestruturas de escoamento e processamento de gás natural nos gasodutos offshore do pré-sal da Bacia de Santos, junto da Petrogal Brasil, Repsol Sinopec Brasil e Shell Brasil, sócias nos gasodutos.
Os contratos preveem a interligação física e compartilhamento das capacidades de escoamento nas rotas 1, 2 e 3 (a última de propriedade da Petrobras e em fase de construção), dando origem ao Sistema Integrado de Escoamento de gás natural (SIE).
“No futuro, outras empresas produtoras de gás natural poderão aderir aos contratos vigentes, observados os seus dispositivos e desde que haja capacidade de escoamento disponível no Sistema”, diz o comunicado.
Além do SIE, também estão previstos contratos que constituem o Sistema Integrado de Processamento de gás natural (SIP), que contempla o acesso das empresas às unidades de processamento, de propriedade da Petrobras, localizadas em Caraguatatuba, São Paulo, Cabiúnas e Itaboraí (em construção), ambas no Rio de Janeiro.
A empresa informou que hoje será realizado um evento virtual com a presença do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e dos executivos globais da Royal Dutch Shell, Ben van Beurden, da Galp Energia, Carlos Gomes da Silva, e da Repsol, José Carlos Vicente Bravo, para formalização do negócio, que tornará o mercado de gás natural mais competitivo.
Com assinatura destes contratos, as empresas poderão escoar o gás produzido nos campos do pré-sal da Bacia de Santos por qualquer uma das rotas de exportação e processá-lo nas plantas de propriedade da Petrobras.
Fonte: Valor Online
Related Posts
CEO da Gasmig vê espaço para consenso sobre reclassificação de gasodutos
O CEO da distribuidora de gás Gasmig, Gustavo de Marchi, entende que a discussão sobre a reclassificação de gasodutos precisa ser superada com urgência. Na sua avaliação, há espaço para uma “saída...
Cemig atuará junto com a Gasmig para ampliar gasodutos em MG, diz novo presidente
O novo presidente da Cemig, Alexandre Ramos Peixoto, tomou posse do cargo na manhã desta segunda (11), no lugar de Reynaldo Passanezi. Durante a cerimônia, o executivo disse que uma das prioridades será...

