A EPE cadastrou 37 térmicas a gás natural para participar do leilão de reserva de capacidade que está previsto para ocorrer em 30 de setembro. Segundo a EPE, as usinas possuem 11.889 MW de capacidade instalada.
O leilão destina-se à contratação de térmicas localizadas nas regiões metropolitanas do Maranhão e do Piauí e na região Norte. O custo variável unitário (CVU) máximo do leilão é de R$ 450/MWh. O CVU é composto majoritariamente pelo custo do combustível.
As usinas do Norte vão disputar uma demanda inferior a 1.000 MW e devem iniciar suprimento em 31 de dezembro de 2026. As usinas do Maranhão e do Piauí devem entrar em operação em 31 de dezembro de 2027. Os contratos são de 15 anos e inflexibilidade (geração obrigatória de energia da usina) anual de 70%.
Essas serão as primeiras térmicas do pacote de 8 GW que devem ser contratados no âmbito da lei que estabeleceu as regras e diretrizes para a privatização da Eletrobras (lei 14.182). As usinas habilitadas serão divulgadas em 15 de setembro.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Belo Horizonte – Mobilidade sustentável e descarbonização do transporte
Midiônibus movido 100% a GNV e Biometano é homologado como transporte suplementar de passageiros na capital mineira Belo Horizonte se tornou o laboratório ideal para um estudo de viabilidade do...
Gás natural ganha espaços na construção civil em Curitiba
O uso do gás natural em novos projetos residenciais vem ganhando força e se consolidando como tendência de mercado na construção civil em Curitiba (PR), de acordo com a Compagas. A empresa constatou que...

