A brasileira Compass Gás e Energia planeja iniciar as operações em seu terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) no estado de São Paulo no final de junho.
O Terminal de Regaseificação de GNL de São Paulo (TRSP) compreende uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU) e dolfins de atracação para receber, descarregar e regaseificar o GNL de remessas estrangeiras entregues no município de Cubatão.
Com capex de US$ 140 milhões, o TRSP terá capacidade para regaseificar 14 MMm³/d.
Afretado pela Höegh LNG Holdings, o FSRU passou pelos procedimentos de montagem no estaleiro de Brest, na França, em novembro e está disponível para navegar até o Porto de Santos, no estado de São Paulo, para conexão e início dos testes de comissionamento.
Parte do grupo Cosan, a Compass é proprietária da Comgás, distribuidora de gás natural no estado de São Paulo.
A meta da empresa é conectar o TRSP ao gasoduto Subida da Serra, por onde o combustível será injetado na rede de distribuição da Comgás.
Pelo menos dois outros terminais de regaseificação de GNL no Brasil – ambos pertencentes à New Fortress Energy (NFE) – deverão entrar em operação ainda este ano.
Os empreendimentos são os terminais Gás Sul (TGS) e Barcarena, nos estados de Santa Catarina e Pará, respectivamente. Ambos devem ser vendidos pela NFE, que pretende focar no mercado europeu, visando maiores retornos.
Fonte: BNAmericas
Related Posts
YPF e Eni firmam acordo com XGR para projeto de GNL em Vaca Muerta
A YPF e a Eni assinaram um framework agreement com a XGR – do Grupo Adnoc – para avançar nas negociações de sua possível entrada no projeto Argentina LNG. O acordo celebrado estabelece um quadro de...
Petronas e Eni juntas em JV focada no gás e GNL
Na segunda (03), a Petronas e a Eni anunciaram a assinatura de um Acordo de Investimentos para estabelecer uma joint venture que gerenciará ativos upstream da Malásia e Indonésia, com foco no mercado de gás...

