A CEGÁS promove no próximo dia 18, das 14 às 17h, no auditório engenheiro Antônio Estácio, na av. Washington Soares, 6475, o seminário “O biometano e o gás natural na transição energética”, que reunirá pesquisadores, empresários e fornecedores do mercado de gás, formadores de opinião no setor privado e público que lidam com o tema de energias renováveis e inovação.
A palestra de abertura do evento terá como tema “Os Desafios da Transição Energética no Brasil e o Papel do Biogás no Contexto de Economia de Baixo Carbono”, e será proferida pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda.
O evento faz parte das comemorações dos 31 anos da CEGÁS, que ocorre neste dia, e conta com o apoio do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
Um dos objetivos do seminário é disseminar informações sobre o acesso a recursos voltados a inovações para aplicações em projetos de tecnologias e energias como biometano e o gás natural, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos e ideias em prol da concepção de novos projetos no estado do Ceará.
A CEGÁS foi a primeira distribuidora de gás do Brasil a injetar biometano em sua rede de gasodutos. Desde 2018, cerca de 15% do gás distribuído pela CEGÁS é produzido a partir da decomposição de resíduos sólidos acumulados no Aterro Sanitário de Caucaia.
A CEGÁS foi constituída com o objetivo de fornecer Gás Natural canalizado e soluções energéticas para o desenvolvimento do Ceará. Com uma rede de gasodutos espalhados pelo Estado, a CEGÁS fornece essa importante fonte de energia para indústrias, comércio, veículos e residências.
O evento visa também identificar possíveis projetos sobre biometano e gás natural no estado do Ceará enquadráveis nas linhas de financiamento disponíveis, considerando essas possibilidades como suporte financeiro ao desenvolvimento dos referidos projetos. As inscrições para participar do Seminário são gratuitas.
Fonte: CEGÁS / Comunicação
Related Posts
Figa 2025: Cigás apresenta o gás natural e promove o Espaço Mini-chefs em parceria com a Abrasel-AM
Parceira estratégica no desenvolvimento do segmento da alimentação fora do lar, a Cigás tem presença confirmada na Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA) 2025. Promovido pela Associação...
Brasil reinjeta 51,4% da produção de gás natural em julho
O Brasil reinjetou 97,052 milhões de m³ por dia de gás natural nos reservatórios em julho, o que representa 51,4% da produção total de 188,9 milhões de m³/dia. As informações são da ANP. A reinjeção de gás...