Estatal boliviana pretende se aproximar de eventuais clientes para negociar venda de gás
A estatal boliviana YPFB abrirá dois escritórios no Brasil, sendo uma representação em Cuiabá e outra em Campo Grande. Além do Brasil, a empresa também terá representações no Paraguai e na Argentina. De acordo com o presidente da companhia, Oscar Barriga, a ideia é permitir de forma mais direta as negociações de venda de gás natural para os países vizinhos.
“Temos procurado viabilizar a comercialização, não só em nosso mercado interno, mas também nos países vizinhos”, afirmou, em matéria do jornal La Razón, acrescentando que os novos escritórios são parte dos planos de reestruturação da companhia, que está em execução.
Coincidentemente, a estatal do país vizinho abrirá seus escritórios nos estados que mais têm se aproximado nas negociações de compra direta do gás. Mato Grosso do Sul deve assinar no próximo dia 30/1, contrato de compra de 2 milhões de m³/dia de gás, enquanto que o ente federativo ao norte, negocia a compra de 4 milhões de m³/dia de gás.
No caso do estado sul-matogrossense, a ideia é comprar o insumo para abastecer a termelétrica Ladário, com 267 MW de potência instalada.
Fonte: Brasil Energia Online
Related Posts
Presidente da YPFB fala em ampliar Gasbol para passagem de gás argentino ao Brasil
O governo da Bolívia, por meio da estatal de óleo e gás YPFB, pode aumentar a capacidade atual do Gasbol (Gasoduto Bolívia-Brasil) para viabilizar a passagem de gás argentino ao mercado brasileiro, mas...
Testes de importação do gás de Vaca Muerta ao Brasil foram concluídos, diz estatal boliviana
A petroleira estatal boliviana YPFB, responsável pelo gasoduto Brasil-Bolívia, informou nesta sexta (25) que foram concluídos quatro operações-piloto de importação de gás argentino de Vaca Muerta para o...