Alta do consumo da indústria foi de 6,7% no 1º trimestre em relação ao mesmo período de 2017
No primeiro trimestre do ano de 2018, o consumo de gás natural no País apresentou crescimento de 9% frente ao mesmo período do ano anterior. Foram consumidos, 59,55 milhões de metros cúbicos/dia na média dos dois meses iniciais de 2018 ante 54,61 milhões de metros cúbicos/dia no mesmo trimestre de 2017.
O destaque é o consumo da indústria, com expansão de 6,7% no 1º trimestre em relação ao mesmo período de 2017. No comparativo mensal (marco versus fevereiro), houve uma retração de 2,8% na comparação com o mês anterior.
As informações fazem parte do levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), feito com concessionárias em 20 estados, reunindo dados em diversos segmentos: residencial, comercial e automotivo, entre outros.
“O comparativo trimestral mostra que houve uma retomada consistente do consumo em relação a 2017”, analisa o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.
“Para incentivar a expansão do setor, é fundamental que o País adote medidas de estímulo aos investimentos na infraestrutura de escoamento e em instalações de processamento do gás natural, o que permitirá levar os benefícios e a segurança do gás natural a uma parcela maior da população”, afirma o presidente executivo da Abegás.
O número de consumidores de gás natural cresceu 7,3% nos últimos 12 meses, levando o energético a mais de 3,3 milhões de clientes.
Resultados por segmento no 1º trimestre de 2018
Na indústria, o levantamento da Abegás registrou, no 1º trimestre de 2018, um crescimento de 6,7% em relação ao mesmo período de 2017. Na comparação com o mês anterior, a retração foi de 2,8%, acompanhando a redução da atividade industrial no País.
No segmento automotivo, a competitividade do Gás Natural Veicular (GNV) se mantém em todo o País. O consumo teve um acréscimo de 8,3% no primeiro trimestre do ano e de 4,3% em março ante fevereiro.
No consumo comercial, o segmento sinaliza uma retomada do consumo, com uma alta de 9,3% no primeiro trimestre de 2018 e de 1% em março frente aos números de fevereiro.
No segmento residencial, o investimento das concessionárias em expansão das respectivas redes de de distribuição contribuiu para o aumento de 19,6% no consumo, comparando o primeiro trimestre de 2018 com 2018. Em março, o crescimento foi de 5,7% em relação a fevereiro.
Na cogeração, o segmento segue acompanhando o desempenho da indústria. O crescimento no primeiro trimestre do ano foi de 11,8%.
Na geração elétrica, o crescimento na comparação do primeiro trimestre de 2018 ante mesmo período de 2017 foi de 21,7%. A retração em março foi de 10% em relação a fevereiro.
Destaques de consumo nas regiões em março de 2018 frente fevereiro de 2018
- Centro-Oeste – Expansão no consumo residencial: 13,5%.
- Nordeste – sem destaques em março.
- Norte – Crescimento no segmento comercial: 3,9%.
- Sudeste – Aumento do consumo residencial: 6,1%
- Sul – Crescimento no segmento comercial: 22,4%
Fonte: Comunicação ABEGÁS
Related Posts
Júpiter Gás recebe aval para importar 9 milhões de m³/dia de Argentina e Bolívia
A Júpiter Gás Natural, ligada à Mercurio Partners, foi autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a importar até 9 milhões de m³ por dia de gás natural da Argentina e...
Braga mantém Imposto Seletivo sobre gás natural para geração de energia
O parecer do PLP 68/2024, apresentado nesta segunda (09) pelo senador Eduardo Braga (MDB/AM), mantém o gás natural na lista de bens sujeitos ao Imposto Seletivo (IS). A exceção para o gás natural...