Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Potigás: Boas práticas ampliam segurança do gás natural canalizado

O gás natural canalizado traz inúmeros benefícios para os consumidores, sendo a economia o mais conhecido. No entanto, esse é somente um atributo do combustível. Além da comodidade por dispensar o armazenamento em botijões e ser fornecido continuamente 24 horas por dia nos sete dias da semana pela Companhia Potiguar de Gás (Potigás) e emitir menos poluentes para o meio ambiente, o gás natural canalizado também se destaca pela segurança proporcionada ao cliente.

 “O gás natural canalizado é mais seguro porque vem direto da rede de distribuição, não sendo necessário o armazenamento de produto inflamável em botijões ou cilindros. Sua própria composição também garante mais segurança para os usuários”, explica Thiago Fernandes, gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Potigás.

Para desfrutar plenamente de todos os benefícios, o consumidor precisa estar atento a algumas dicas e normas de segurança. O gás natural canalizado é mais leve do que o ar, dissipando-se rapidamente em caso de vazamentos. No entanto, a norma brasileira exige que ambientes onde funcionam aparelhos a gás sejam ventilados.

O gás natural não tem cheiro, mas a Potigás realiza quimicamente a odorização do combustível para que em caso de vazamento, o escape seja rapidamente identificado. Se verificar o cheiro de gás, siga as seguintes recomendações: não acione interruptores (não ligue nem desligue as luzes dos ambientes onde forem constatados vazamentos de gás) nem aparelhos elétricos; chame imediatamente a assistência técnica; mantenha portas e janelas bem abertas; e feche os registros dos aparelhos a gás e do medidor até a realização do reparo.

Fique atento às instalações do gás em cada equipamento para que as normas de segurança sejam seguidas de acordo com o manual de instruções de forma a evitar acidentes e aumentar a vida útil dos aparelhos. O ideal é que as instalações e equipamentos a gás sejam vistoriados a cada dois anos por um técnico capacitado, garantindo mais eficiência, economia e segurança na utilização do gás natural canalizado.

Caso precise se ausentar por um tempo prolongado do seu apartamento, como em viagens, a válvula do medidor de gás deve ser fechada. Com essas dicas, você pode aproveitar todas as vantagens do gás natural canalizado. Se ainda não tem o combustível instalado no seu comércio ou no seu condomínio, entre em contato com a Potigás: 3204-8500.

 

Fonte: Potigás / Comunicação

Related Posts