Os preços do petróleo fecharam em alta de cerca de 3% nesta quarta-feira (9), atingindo nova máxima em três anos e meio, com a aposta de que a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã, anunciada na tarde de terça (8), diminua a oferta da commodity no Oriente Médio.
A divulgação do relatório semanal de estoques de petróleo nos EUA, que mostrou a primeira queda em três semanas, também contribuiu para sustentar a valorização da commodity.
No fechamento, os contratos do Brent para julho subiram 3,2%, a US$ 77,21 por barril, na ICE, em Londres, enquanto os do WTI para junho avançaram 3%, a US$ 71,14 por barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex). Trata-se do maior valor desde novembro de 2014 para os dois vencimentos.
A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de sair do acordo nuclear do Irã já era amplamente antecipada pelo mercado, mas continuou a dar impulso aos preços do petróleo.
Os estoques americanos de petróleo recuaram em 2,197 milhões de barris na semana passada, para 433,7587 milhões de unidades, segundo o Departamento de Energia dos EUA (DoE). A queda contraria a expectativa dos analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de leitura estável no período. Os estoques de gasolina, por sua vez, caíram em 2,174
milhões de barris, superando a expectativa de consenso, de queda de 400 mil barris.
As reservas de destilados — que incluem diesel e óleo para calefação — caíram o equivalente a 3,791 milhões de unidades, superando a expectativa de queda de 1,4 milhão de barris.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Petróleo encerra próximo da estabilidade após reunião da Opep+
Os contratos futuros de petróleo encerraram esta segunda (03) em leve alta e próximos da estabilidade, com o mercado ainda digerindo a reunião da Opep+ no fim de semana. O cartel decidiu aumentar a produção...
Opep+ decide aumentar produção em 137 mil barris por dia em dezembro e pausar no 1º trimestre
A Opep+ acordou neste domingo (02) um pequeno aumento de produção para dezembro e um congelamento das altas no primeiro trimestre do ano que vem. O grupo tem moderado suas expectativas de recuperar mercado...

