Quando comparado com maio do ano passado, há elevação de 6,8% na produção
A produção de gás natural em maio atingiu 112 milhões de m³/dia contra 108,7 milhões de m³/dia em abril, representando aumento de 2,9%, de acordo com a ANP. Na comparação com maio do ano passado, quando foi de 104 milhões de m³/dia, a elevação na produção chegou a 6,8%.
O Boletim Mensal de Produção da ANP mostrou também que o aproveitamento de gás no quinto mês do ano alcançou 96,3% do volume total produzido. Foram disponibilizados ao mercado 58,5 milhões de m³/dia, pouco abaixo dos 59 milhões de m³/dia do mês anterior. No mesmo mês de 2017, a insumo disponível ao mercado havia sido de 61 milhões de m³/dia.
O estado do Rio de Janeiro foi responsável por 51% da produção nacional de gás, chegando a 57 milhões de m³/dia contra 17,8 milhões de m³/dia vindos do estado de São Paulo. Amazonas tem a terceira colocação, com 15 milhões de m³/dia, provenientes de seus campos onshore.
A produção de gás no pré-sal foi de 60 milhões de m³/dia, sendo o campo de Lula, na Bacia de Santos, responsável pela maior parte da produção, com 37 milhões de m³/dia. Já Sapinhoá produziu 10 milhões de m³/dia em maio.
Fonte: Brasil Energia Online
Related Posts
O Transporte de Gás precisa ser adequadamente regulado
Em artigo publicado no portal EnergiaHoje, o sócio-fundador da ARM Consultoria e ex-presidente da Naturgy Brasil, Bruno Armbrust, afirma que, No Brasil, a venda das transportadoras de gás canalizado, TAG e...
ANP autoriza empresa do grupo Diamante a comercializar gás natural
A ANP autorizou a Diamante Comercializadora de Energia a comercializar gás natural. O grupo Diamante opera o complexo termelétrico Jorge Lacerda (740 MW), em Santa Catarina, e se prepara para o futuro sem...