A Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) desenvolveu em parceria com o Senai Ipiranga um curso profissionalizante automotivo para a formação de instaladores de GNV. A nova capacitação atende à demanda gerada pelo avanço das novas tecnologias aplicadas ao setor, associado ao aumento do consumo de gás natural veicular nos últimos anos.
Atualmente, o mercado de GNV no estado de São Paulo é responsável por aproximadamente 7 mil empregos diretos, e a expectativa do projeto é aumentar esse número no segmento. “O objetivo é oferecer a esse público a oportunidade de desenvolver habilidades voltadas à instalação e manutenção do kit de GNV com aulas teóricas e práticas”, afirma Ricardo Vallejo, gerente comercial de GNV da Comgás. “A iniciativa também ajuda a garantir uma melhor qualificação da mão de obra dedicada para esse mercado”, destaca.
As aulas serão presenciais no Senai Ipiranga, e os cursos terão equipamentos cedidos pela Comgás e parceiros para apoiar a dinâmica da capacitação. As duas primeiras turmas, que iniciaram no mês de junho, tiveram uma semana de duração cada.
Em breve, novas turmas serão abertas com inscrições para todo o mercado, como parte da grade de cursos do Senai – a exemplo de outras capacitações voltadas para a cadeia automotiva, como mecânica e funilaria.
Fonte: SindiEnergia