Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Petróleo WTI fecha em forte queda após alta dos estoques nos EUA

Os preços do petróleo fecharam em forte baixa nesta quarta-feira (1º de agosto), acentuando as perdas depois da divulgação dos dados oficiais de estoques da commodity do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE), que apontaram uma alta inesperada das reservas americanas de petróleo bruto.

Os contratos do WTI para setembro fecharam em baixa de 1,60%, a US$ 67,66 por barril na New York Mercantile Exchange (Nymex), enquanto os contratos do WTI para outubro recuaram 2,45%, a US$ 72,39 por barril na ICE, em Londres.

Os estoques de petróleo dos EUA cresceram o correspondente a 3,803 milhões de barris na semana passada, totalizando 408,74 milhões, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo DoE. O dado contrariou a expectativa de consenso, que era de queda de 2,2 milhões de barris, dado que os EUA estão no meio da temporada de férias, quando o consumo de combustível aumenta no país.

“O aumento das reservas desta semana foi uma surpresa”, disse Tom Kloza, chefe global de análise de energia do Oil Price Information Service. Kloza indicou que mais aumentos das reservas podem estar a caminho, conforme as refinarias começam a efetuar os ajustes agendados e que devem limitar a sua capacidade. “O problema real para o mercado de petróleo dos EUA está em setembro, que é quando começam as manutenções de várias refinarias”, disse.

Ainda de acordo com os dados do DoE, os estoques de gasolina caíram em 2,536 milhões de barris, para 230,968 milhões, uma queda maior do que a de 2 milhões de barris estimada para a semana. Os estoques de destilados, que incluem diesel e óleo para calefação, subiram 2,983 milhões, para 124,193 milhões, um ajuste também superior à expectativa, de alta de 200 mil barris para a semana passada.

O uso de capacidade das refinarias dos EUA subiu para 96,1%, ante 93,8% na semana anterior e expectativa a 94,5% para o período. Os estoques em Cushing, Oklahoma, centro de distribuição do petróleo negociado na Nymex, caíram o correspondente a 1,338 milhão, a 22,393 milhões.

 

Fonte: Valor Online

Related Posts

Leave a reply

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.