Objetivo da solução é fornecer um direcionamento às empresas interessadas em investir em cogeração
A Cogen (Associação da Indústria de Cogeração de Energia) lançou, recentemente, uma ferramenta que permite fazer uma simulação do potencial de economia com a adoção da cogeração a gás natural. A ideia é que empresa interessada em implantar um processo de cogeração tenha condições de medir o potencial de economia com a instalação de uma possível planta. Desde de seu lançamento, no dia 31/8, até o momento, já foram realizadas cerca de 700 simulações.
Desenvolvida em parceria com a Promon Engenharia, a ferramenta reúne dados básicos sobre o possível projeto, como porte do empreendimento e consumo de energia, por exemplo, para fazer a simulação e mostrar a faixa de economia de consumo. A partir do resultado, o empreendedor tem um direcionamento se deve ou não seguir com o detalhamento do projeto. Para saber se um empreendimento é viável ou não, do ponto de vista de economia de consumo, o resultado da simulação precisaria apresentar uma faixa de consumo de 20% a 30%, segundo explicou o diretor de Tecnologia e Regulação da Cogen, Leonardo Caio Filho.
A cogeração tem potencial para crescer no país, uma vez que o custo da energia é alto. Atualmente, o segmento responde por 2,8 GW da capacidade instalada na matriz energética brasileira, de um total de 167 GW. “Temos menos de 2% da matriz, o que mostra que temos espaço para crescer, principalmente nos centros metropolitanos”, destaca.
Fonte: Brasil Energia Online