Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Embrapa purifica biogás com bactérias

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, desenvolveu uma tecnologia sustentável para purificação de biogás. Em fase de validação para a escala de produção, a tecnologia utiliza um biofiltro com bactérias presentes nos efluentes dos dejetos suínos, para remover o sulfeto de hidrogênio do biogás, que corrói equipamentos metálicos, dificultando o uso do combustível. Trata-se de etapa inicial importante para transformar o biogás em biometano, que pode assim ser utilizado como combustível veicular.

A tecnologia desenvolvida pela Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), com apoio da Eletrosul e da Uiraupuru Transmissora de Energia, reduz a concentração do sulfeto de hidrogênio em mais de 90% sob a ação de bactérias oxidadoras de sulfeto. A pesquisa é resultado de projeto da Embrapa de gerar energia elétrica a partir de biogás de dejetos de suínos no município de Itapiranga (SC).

A tecnologia substitui os processos convencionais, que podem ser químicos (com soda cáustica para lavagem dos gases) ou físicos (com carvão ativado), mais caros e com risco de manipulação. A solução criada, em sistema de lavador de gases, tem a vantagem de ser um processo biológico e que utiliza os efluentes dos dejetos como matéria-prima. Além disso, o processo gera enxofre elementar, que pode ser utilizado como fertilizante.

O sistema deu origem a uma unidade de produção de biometano na Embrapa para a geração de combustível veicular com a purificação do biogás dessulfurizado. Depois do biofiltro, há retirada de umidade do biogás por resfriamento e a compressão. O sistema produz de 9 a 12 Nm³/h de biometano. Armazenado em reservatório de 50 m³, o biometano está abastecendo um veículo da frota da Embrapa Suínos e Aves. O projeto conta com parceria das empresas Janus & Pergher e da Kemia Tratamento de Efluentes.

 

Fonte: Brasil Energia Online

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Você deve ser logado postar um comentário.