Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Indicador do crescimento econômico catarinense, distribuição recorde de gás natural em 2018 será tema de reunião da FIESC

A Câmara de Assuntos de Energia da FIESC se reunirá pela última vez em 2018 nesta quinta-feira (22), às 14h, para avaliar as ações do grupo durante o último ano e os efeitos observados na produção industrial catarinense. Entre os temas que serão discutidos está a distribuição de gás natural no Estado, que vem registrando índices históricos nos últimos meses, justamente em um período que promete avanços em termos regulatórios e de suprimento no mercado de gás natural. A reunião ocorrerá na sede da Federação, em Florianópolis.

Desde o início deste ano, a SCGÁS registrou índices de distribuição recordes nos meses de março, abril, julho e outubro. O volume atingido no último mês, uma média de 2,2 milhões de m³/dia, indicou um crescimento de 9,25% no consumo dos clientes da Companhia na comparação com outubro de 2017. As indústrias catarinenses são responsáveis pelo consumo de pouco mais de 81% deste montante – a média registrada foi de 1,64 milhão de m³/dia.

Se analisado apenas o volume distribuído às indústrias ao longo de 2018, o crescimento também é significativo. Até outubro, este segmento consumiu aproximadamente 1,59 m³/dia de gás natural, 5,5% a mais em relação ao mesmo período em 2017 e 10,8% na comparação com 2016.

Impulsionadas também pela tarifa de gás natural mais competitiva do Brasil, as indústrias de Santa Catarina têm demonstrado forte recuperação após a crise que afetou a economia do país nos últimos anos. O presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, comemora esta reação. “Estamos encerrando mais um ano com grandes avanços na aproximação com o mercado industrial. A reação da economia catarinense é evidente, e somente por isso registramos o maior consumo de gás natural da história de Santa Catarina. Estes índices são o resultado da profissionalização da regulação do serviço de distribuição que prestamos”.

Durante a reunião da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, representantes da Golar Power também farão uma apresentação do projeto de implantação de um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito em São Francisco do Sul. “Em 2019 teremos muitas boas notícias para comemorarmos novamente, principalmente no campo do suprimento, com a perspectiva de implantação de um terminal de GNL no Estado e a participação de novos fornecedores”, complementa Polêse.

 

Fonte: SCGÁS / Comunicação

Related Posts

Leave a reply

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.