A produção nacional de petróleo caiu 1,8% em novembro de 2018, ante outubro, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Ao todo, foram produzidos, em média, 2,567 milhões de barris diários no mês retrasado, o que representa uma queda de 1,1% frente a novembro de 2017.
A ANP atribuiu a queda, principalmente, à realização de paradas para manutenção nas plataformas Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá (Bacia de Santos), e na P-18 e P-37, no campo de Marlim (Bacia de Campos).
Já a produção média de gás natural do Brasil totalizou 112 milhões de metros cúbicos diários (m3/dia) em novembro, uma redução de 4% ante outubro e de 0,9% frente a novembro de 2017.
O aproveitamento de gás natural no Brasil no mês de novembro alcançou 96,3% do volume total produzido. Foram disponibilizados ao mercado 59,6 milhões de m3/dia.
Já a queima totalizou 4,2 milhões de m3/dia, um aumento de 39,7% se comparada ao mês anterior e de 18,1% em relação a novembro de 2017.
O principal motivo para o aumento da queima foi o início do comissionamento da plataforma P-75, operando no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.
A produção total de óleo e gás, por sua vez, caiu 2,3% ante outubro, para uma média de 3,274 milhões de barris de óleo equivalente por dia (BOE/dia). O pré-sal respondeu por 55,5% desse volume produzido.
Ao todo, a produção do pré-sal totalizou 1,817 milhão de BOE/dia, o que representa uma redução de 1,3% em relação a outubro. Foram produzidos 1,45 milhão de barris de petróleo por dia e 58,4 milhões de m3/dia de gás natural.
O maior campo produtor do país, Lula (pré-sal da Bacia de Santos), produziu, sozinho, 903 mil barris/dia de petróleo, cerca de 35% da produção nacional.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Petróleo cai após falas do novo secretário do Tesouro dos EUA sobre sanções à Rússia
Os preços do petróleo fecharam em queda nesta quinta (16) pressionados por declarações de Scott Bessent, indicado ser secretário do Tesouro americano, durante sabatina no Senado. Bessent disse que os EUA...
Petróleo fecha em forte alta e supera os US$ 80 após dados de estoques dos EUA
Os preços do petróleo fecharam em forte alta nesta quarta (15), superando a marca de US$ 80. Os dados mais recentes do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE, na sigla em inglês) mostraram que os...