O Ministério de Minas e Energia publicou a edição nº 140/outubro 2018, do Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria do Gás Natural.
A publicação apresenta o balanço do gás natural no Brasil, na Argentina, na Bolívia, no Chile e no Uruguai, além de dados nacionais – reservas, produção, destinação do gás, importações e oferta interna, consumo, preços, competitividade e infraestrutura de transporte -, entre outras informações.
Destaques de outubro de 2018
(Análise comparativa em relação ao mês anterior)
Demanda: A demanda total caiu de 92,5 para 85,0 milhões de m³/dia, influenciada pelo menor consumo do segmento termelétrico.
Oferta nacional: Oferta nacional passou de 52,1 para 60,7 milhões de m³/dia, reflexo da maior produção nacional e menor reinjeção.
Produção nacional: A produção nacional subiu de 112,9 milhões de m³/dia para 117,0 milhões de m³/dia. O campo de Mexilhão (gás não associado) foi o que mais contribuiu para o aumento da produção.
Reinjeção de gás natural: A reinjeção diminui de 39,5 para 35,1 milhões de m³/dia, sendo mais expressiva no Estado do Rio de Janeiro.
Oferta de gás importado: A diminuição da demanda aliada ao aumento da oferta nacional fizeram com que a oferta importada foi reduzida de 47,6 para 29,9 milhões de m³/dia.
Regaseificação de GNL: A redução da oferta importada foi concretizada por meio da menor regaseificação de GNL que passou de 23,2 para 3,7 milhões de m³/dia.
Fonte: MME – Secretaria Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Related Posts
Gasmig: Os benefícios do uso do gás natural no aquecimento de piscinas
Você já se perguntou como seria ter aquecimento em sua piscina durante todo o ano? Imagine a sensação de entrar em uma água quentinha, mesmo em dias frios. Com o gás natural (GN), essa realidade está mais...
O que está em jogo nas mudanças da reforma tributária para o gás natural
A Lei Complementar da Reforma Tributária que vai à sanção do presidente Lula nesta quinta (16) traz mudanças significativas para o mercado de gás natural. O texto aprovado no Congresso inclui o gás: na...