A GASMIG, empresa distribuidora de gás natural em Minas Gerais, lançou no ano passado a maior campanha do Brasil para o uso do Gás Natural Veicular – GNV. Ações para o fortalecimento da cadeia de distribuição foram implementadas, como treinamento para as oficinas convertedoras, incentivos a frotistas e disponibilização de novos postos de Gás Natural Veicular, resultando na conversão de mais de 4.000 veículos nos últimos meses em Minas Gerais.
Segundo a estimativa, o estado possui 36.000 veículos abastecidos a GNV, o mesmo número da cidade de Cabo Frio no Rio de Janeiro, o que demonstra o potencial de crescimento da utilização deste combustível no estado.
A montadora Alemã Audi trouxe para o Brasil o fantástico veículo Audi A5 g-tron, que já é comercializado na Europa e terá a venda autorizada no Brasil em breve. O grande diferencial do A5 g-tron é sair de fábrica com o sistema “flex” de Gasolina/GNV. São dois reservatórios de combustível: um tanque de 25 litros de gasolina e quatro cilindros que armazenam até 19 kg de gás natural – volume estimado entre 25m³ e 28m³. O sistema de GNV do Audi A5 g-tron proporciona um custo por km rodado bem inferior ao de um veículo popular, de motorização 1.6, tanto no etanol quanto na gasolina.
A fim de demonstrar na prática a economia do GNV, a parceria da AUDI com a GASMIG, lançou o projeto AUDI + GASMIG no Rally da Economia com GNV. Foi celebrado um contrato de comodato entre a Audi do Brasil Indústria e Comércio de Veículos Ltda. e a GASMIG, para viabilizar a cessão gratuita, por sete dias, do Audi A5 g-tron e realizar o Rally.
Acompanhando o Audi A5 g-tron foram dois veículos Voyage 1.6, um abastecido com etanol e o outro com gasolina. Os carros partiram da Praça do Papa, em Belo Horizonte, com destino às cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, retornando a Belo Horizonte em seguida.
Fichas Técnicas dos Veículos
Foram levantadas as fichas técnicas de cada veículo participante do Rally da Economia com GNV – AUDI + GASMIG, fonte utilizada: Revista AutoEsporte, para construção das planilhas de comparativo de consumo e fixação das premissas e metas.
Rota
O Rally percorreu, no dia 14 de janeiro de 2019, uma rota de quase 250 km como ilustrado abaixo. As equipes anotaram os dados em planilhas e coletaram evidencias dos abastecimentos, que também foram registrados em relatórios fotográficos e pelos comprovantes fiscais, com placa e km de cada veículo.
Dados de Consumo
Foram observados os seguintes dados de consumo e relação de economia para rodar os 250 km:
Combustível | Consumo | Custo Total
(R$) |
Custo
(R$/km) |
Rendimento
(Km/L ou Km/m³) |
Gasolina (litros) | 21,524 | 93,41 | 0,377 | 11,5 |
Etanol (litros) | 28,062 | 79,61 | 0,317 | 8,9 |
GNV (m³) | 18,344 | 62,35 | 0,252 | 13,5 |
Os dados observados no RALLY DA ECONOMIA COM GNV AUDI/GASMIG – CIRCUITO DA INCONFIDÊNCIA confirmam:
Conclusão
Foi comprovado pelo RALLY DA ECONOMIA COM GNV AUDI/GASMIG – CIRCUITO DA INCONFIDÊNCIA que rodar com GNV, mesmo em um carro de luxo, é mais econômico do que rodar com combustíveis líquidos em um carro popular de motorização 1.6.
Colocação | Rendimento
(Km/L ou Km/m³) |
Custo
(R$/km) |
1º Lugar | GNV | GNV |
2º Lugar | Gasolina | Etanol |
3º Lugar | Etanol | Gasolina |
Fonte: Gasmig – Comunicação
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