O consumo de energia elétrica no Brasil subiu 6,5% em janeiro na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, refletindo o forte calor registrado no período, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com base em dados preliminares de medição coletados e expostos no boletim InfoMercado Semanal Dinâmico.
No período, o consumo de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) somou 67.705 megawatts (MW) médios, total 4.116 MW médios acima do consumo de janeiro de 2018, quando as temperaturas foram mais amenas.
No mercado regulado, das distribuidoras, houve aumento de 7,3% do consumo, considerando a saída de consumidores deste ambiente de contratação migrando para o mercado livre. Se o movimento fosse desconsiderado, a alta seria de 8,5% no consumo de energia.
No mercado livre, no qual os consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, o consumo cresceu 4,5%. Sem contar com os novos consumidores que migraram do cativo, a alta seria de 1,4%.
Entre os segmentos de consumo cujos dados são compilados pela CCEE, os maiores destaques em termos de crescimento de consumo foram de bebidas (alta de 9%), transportes (8,2%) e serviços (5,5%).
O segmento de veículos, por sua vez, teve queda de 2,9%, enquanto no têxtil houve recuo de 1,8%.
Fonte: Valor Online
Related Posts
EPE: Com temperatura mais elevada, consumo de energia sobe 3,7% em outubro; indústria cresce 4%
Temperaturas acima da média e tempo mais seco impulsionaram o consumo de energia elétrica das residências e do comércio em outubro. A demanda das indústrias também segue em ritmo acelerado. Com isso, o...
CCEE: consumo de energia elétrica do País tem alta anual de 2,1% em outubro
O consumo de energia elétrica do Brasil alcançou 71.613 MWmed em outubro, montante que representa uma alta de 2,1% ante o mesmo mês de 2023. Segundo a instituição, quase 60% do total foi direcionado para os...