Os contratos futuros de petróleo fecharam em expressivas quedas na sexta-feira (22), movimento apoiado principalmente pelo sentimento de insegurança dos investidores, temerosos com a desaceleração da economia global.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do petróleo WTI para maio fechou em queda de 1,57%, a US$ 59,04 o barril. Já o Brent para maio, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), apresentou queda de 1,22%, a US$ 67,03 o barril. Na comparação semanal, no entanto, o petróleo WTI ganhou 0,89% e o Brent perdeu 0,19%.
A commodity operava estável pela manhã, mas passou a cair após a divulgação dos resultados da produção industrial dos Estados Unidos. O PMI industrial americano caiu de 53,0 para 52,5 em março, no menor nível em 21 meses e frustrando as expectativas de que fosse se manter estável. Fora dos EUA, a produção industrial do Japão e da Alemanha também recuou mais do que o previsto, acentuando os temores dos investidores com a desaceleração global.
Além disso, no câmbio, o dólar vem se fortalecendo frente às suas principais rivais principalmente em decorrência desses temores com a desaceleração global, prejudicando os preços do óleo, que é cotado na divisa americana e fica mais caro para operadores estrangeiros quando o dólar se valoriza.
Fonte: IstoÉ Dinheiro / Estadão Conteúdo
Related Posts
Petróleo sobe após dados de estoque dos EUA e com dólar mais fraco
Os contratos futuros de petróleo apresentaram alta firme nesta quarta (16), após o Departamento de Energia (DoE) dos Estados Unidos divulgar que os estoques da commnodity no país subiram 515 mil barris na...
Petróleo fecha em queda com temores sobre demanda no radar
Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda, à medida que as tarifas do presidente americano, Donald Trump, que podem afetar a demanda global pela commodity, seguem no centro das atenções do mercado....